André do Premium é autor de nova lei de incentivo a jovens cientistas
Com a sanção da Lei nº 24.072, de 4 de fevereiro de 2026, Goiás passa a contar com a Política Estadual de Incentivo ao Jovem Aprendiz na Ciência. Aprovada pelo Parlamento goiano e sancionada pelo governador em exercício Daniel Vilela (MDB), a iniciativa é do deputado André do Premium (Avante).
O objetivo da norma é promover a valorização de jovens cientistas, combater a desigualdade de classe e estimular os adolescentes em formação a investirem na carreira científica.
“O conhecimento científico é essencial para o desenvolvimento econômico e cultural de uma sociedade. No entanto, a popularização da ciência é um desafio que deve ser enfrentado, especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil”, avaliou o parlamentar na justificativa do projeto avalizado pela Assembleia Legislativa de Goiás.
Nesse sentido, o estímulo à ampliação de bolsas de iniciação científica e de pesquisa para jovens aprendizes e à garantia, sempre que possível, do sistema de cotas está entre as diretrizes instituídas; além do incentivo a campanhas de visibilidade às carreiras científicas e a adoção como parâmetro da trajetória profissional e sua contribuição em pesquisas científicas, no âmbito nacional ou internacional.
Outro exemplo de estratégia é a celebração de parcerias ou convênios com instituições de ensino de nível básico e superior, associações, bem como empresas e instituições científicas e acadêmicas.
“A criação da política é uma iniciativa que visa a democratizar o acesso ao conhecimento científico ao jovem aprendiz, incentivando a sua difusão e o seu uso em benefício da sociedade”, defendeu o legislador.
A previsão é que a legislação será regulamentada pelo Poder Executivo estadual, que estabelecerá também a forma de monitoramento e avaliação da política pública.