Nova Emater deve priorizar a agricultura familiar em Goiás

04 de Agosto de 2009 às 09:12
Artigo do deputado Iso Moreira (PSDB) publicado no jornal Diário da Manhã, edição de 04.08.2009.
* Iso Moreira, deputado estadual pelo PSDB

A comemoração do Dia do Produtor Rural, 28 de julho, foi marcada pelo anúncio da recriação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás - Emater. O governador Alcides Rodrigues escolheu a data por ser um momento em que estiveram reunidos produtores rurais, representantes de entidades, parceiros da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagro), prefeitos e secretários municipais. Quero, portanto, cumprimentar o governador Alcides Rodrigues e o secretário de Agricultura e Pecuária, Leonardo Veloso, pela decisão, um anseio de todo o setor rural.

Em 2008, entidades representantes do setor agropecuário, entre elas a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Frente Parlamentar pela Extensão Rural e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), reivindicaram ao governador de Goiás, Alcides Rodrigues, o retorno e manutenção do sistema de extensão rural no Estado de Goiás, que tem uma longa história de prestação de serviço à agricultura familiar.

Na Assembleia Legislativa, fui à tribuna, apresentei requerimento e participei de inúmeros encontros com produtores rurais da região Nordeste do Estado, sempre em defesa da volta da Emater. Agora, o esforço de todos nós é reconhecido, pelo bem da agropecuária goiana.

A Emater foi criada em 1975, a partir da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás - Acar-GO. Em 1999, foi extinta pelo governo Maguito Vilela e transformada em Agência Rural. Com a reforma administrativa feita pelo governo de Goiás em 2007, a Agência Rural passou a fazer parte da Seagro. Agora, com a recriação da instituição, a extensão rural no Estado vai voltar a ser feita pela Emater, que passa a ser um órgão vinculado à Seagro.

Durante o período em que esteve atuante, a Emater desenvolveu em Goiás inúmeras pesquisas e prestou serviço de assistência técnica e extensão rural a milhares de agricultores. Por meio dos estudos foi possível, por exemplo, corrigir deficiências de solo e desenvolvimento de cultivares. Como reflexo, hoje o Estado é destaque na produção de variedades mais resistentes de soja, além de arroz, feijão, algodão, trigo e tomate industrial. As variedades gado de corte e de leite também se beneficiaram das pesquisas desenvolvidas pela empresa. A agricultura familiar recebeu benefícios da Emater a partir da inserção de mecanismos modernos de desenvolvimento do trabalho no campo.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), José Silva Soares, esta é uma grande conquista da sociedade brasileira. “Goiás é o coração do agronegócio brasileiro e a assistência técnica e extensão rural estará mais uma vez presente para somar esforços”, comemora.

Aspectos positivos da ação da Emater: promover o desenvolvimento sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da sociedade goiana; ser reconhecida pela sociedade como a melhor empresa de assistência técnica e extensão rural na promoção do desenvolvimento sustentável; implementar políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável, com foco na agricultura familiar, alinhadas ao Plano Goiano de Desenvolvimento Integrado do Governo do Estado, à Política Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e à Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Vivemos um novo tempo na Extensão Rural, que prioriza o desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida dos goianos e a valorização das pessoas. Para tanto, a nova Emater-Goiás vai retomar o seu Planejamento Estratégico, em sintonia com o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) do Governo do Estado e com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), de forma participativa, por meio do Grupo de Desenvolvimento Estratégico (GDE), que representa todos os segmentos da empresa e da agricultura goiana.

O foco da Emater-Goiás deve ser a agricultura familiar, com trabalho via planejamento participativo, que busca a participação efetiva dos agricultores familiares na definição, no planejamento e na implementação de programas e projetos que visam à instauração da justiça e inclusão social, superando problemas e aproveitando oportunidades. Esse grande passo vai contar com a mobilização de todas as forças da nova empresa, por meio do “Choque de Gestão”, que envolve reestruturações internas em busca de otimizar recursos e a ação das pessoas, garantindo maior produtividade e mais benefícios para a sociedade.

O novo trabalho da Emater-Goiás deve estar voltado para elevação do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH dos municípios goianos; abastecimento no Estado por meio da produção agropecuária; preservação ambiental e conservação dos recursos naturais; aumento da renda das famílias rurais; melhoria das condições de alimentação, saúde, saneamento e habitação no meio rural; aumento da arrecadação de impostos; redução dos desequilíbrios regionais; aumento de oportunidades de trabalho; redução do êxodo rural; contenção dos índices de violência urbana; organização dos produtores rurais em formas associativas; inclusão social; e cidadania.