Governadoria
Três projetos de lei de autoria da Governadoria do Estado foram aprovados, em segunda votação e discussão, durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 10. Os parlamentares também aprovaram, em votação única, a indicação de Celmar Rech para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Foram 26 votos a favor e cinco votos contrários. As matérias do Governo aprovadas são as seguintes:
Processo nº 2.589: Altera dispositivos da Lei nº 15.503, de 28 de dezembro de 2005, que dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais estaduais. A alteração, que recai sobre os artigos 2º e 5º da mencionada lei, visa propiciar que entidades já qualificadas como organizações sociais no âmbito da União, dos demais Estados e do Distrito Federal, com os quais firmaram contratos de gestão, possam, do mesmo modo, qualificar-se na esfera do Estado de Goiás.
Segundo justificativa do Governo, a lei, da forma como atualmente dispõe, estabelece entraves à qualificação, no âmbito do Estado, de entidades já qualificadas em outras esferas, uma vez que as exigências previstas esbarram, quase sempre, em disposições estatutárias referentes à própria existência das entidades.
Processo nº 3.085: Em aditamento ao ofício mensagem nº 60, de 22 de junho de 2011. A matéria solicita que se imprima ao parágrafo único do artigo 2 da Lei nº 15.503/05 nova redação.
De acordo com a justificativa do governador Marconi Perillo (PSDB), "com a nova redação proposta, corrige-se situação de antinomia no tratamento legal a ser dispensado às organizações sociais qualificadas em face da União".
Processo nº 2.760:Institui o Bônus de Estímulo à Regência aos professores em regência de classe e em exercício nas unidades escolares pertencentes à rede estadual de ensino. A justificativa é de que o bônus, de R$ 1,5 mil, visa contribuir com a melhoria da qualidade de ensino, por meio do reconhecimento da atividade docente, a exemplo do que vem ocorrendo em outros Estados da Federação.
O Plenário aprovou, em votação única, durante sessão ordinária desta quarta-feira, 10, a indicação de Celmar Rech para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Foram 26 votos a favor e cinco votos contrários.
Também foram aprovados, em segunda votação, os seguintes projetos de lei de parlamentares:
|
PROCESSOS 3.938-2008 e 3.993-2008 |
Deputados FREDERICO NASCIMENTO E MARLÚCIO PEREIRA Dispõe sobre a proibição de utilização de animais silvestres, adestrados ou não, em espetáculos circenses ou similares no âmbito do Estado. |
|
PROCESSO 872-2010 |
Deputado MAURO RUBEM Institui o Selo Economia Solidária e dá outras providências. |
|
PROCESSO 697-2011 |
Deputado HILDO DO CANDANGO Institui a Política Estadual de Enfrentamento ao “Crack” e outras Drogas –PECD. |
|
PROCESSO 754-2011 |
Deputado KARLOS CABRAL Dá denominação ao próprio público que especifica (Escola Estadual Iron Jayme do Nascimento, em Rio Verde-GO). |
|
PROCESSO 757-2011 |
Deputado KARLOS CABRAL Institui a Semana Estadual de Doação de Leite Materno. |
|
PROCESSO 789-2011 |
Deputado DOUTOR JOAQUIM Dá denominação ao próprio público que especifica (Rodovia Odilon José Soares a GO-324, no trecho que liga o Município de Britânia ao Posto Fiscal de Itacaiú). |
|
PROCESSO 900-2011 |
Deputado FRANCISCO JR. Institui o Dia Estadual do Quadrilheiro. |
|
PROCESSO 1.058-2011 |
Deputado FRANCISCO JR. Institui o Dia e a Semana Estadual de Mobilização para o Registro Civil. |
|
PROCESSO 1.064-2011 |
Deputado HUMBERTO AIDAR Institui os Jogos Estudantis do Estado de Goiás. |
Na sessão desta quarta-feira, os parlamentares aprovaram ainda os requerimentos de número 3.015 a 3.025 e 3.044 a 3.048.