Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto redimensiona Unidades Regionais da Agrodefesa

13 de Abril de 2012 às 12:35

O governador Marconi Perillo (PSDB) encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa, criando seis Gerências de Unidade Regional, com os correspondentes cargos de provimento em comissão de Gerente, Símbolo CDI-5, a integrar a estrutura complementar descentralizada da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), com o respectivo subsídio definido em lei.

Entre outras justificativas para a iniciativa, o governo espera maior eficiência das ações operacionais pertinentes ao Serviço de Defesa Agropecuária, devido às menores distâncias percorridas.

Outras justificativas colocadas são: maior controle das propriedade de risco para febre aftosa; maior capilaridade do serviço de defesa agropecuária; maior eficiência na gestão técnico-administrativa; maior atendimento às demandas referentes aos Programas Zoofitossanitários; facilidade do deslocamento, apoio e providências a serem tomadas, em casos de emergências sanitárias; facilidade de organização do sistema de certificação e rastreabilidade; facilidade de relotação do quadro técnico de acordo com a aptidão regional e necessidade operacional; melhoria da prestação de contas e relatórios técnico-administrativos por parte dos gerentes regionais.

E ainda: maior controle dos 232 eventos agropecuários do Estado de Goiás; maior eficiência no cadastro e acompanhamento dos estabelecimentos inspecionados e fiscalizados; redistribuição igualitária do número de Municípios/Regionais (máximo de 18 e mínimo de 14); melhor divisão dos Municípios por características geográficas e explorações agropecuárias; aumento da fiscalização; e redução com diárias.

“A descentralização, assim, das atribuições para unidades administrativas desconcentradas responsáveis por uma determinada região visa imprimir eficiência e efetividade à prestação dos serviços”, justificou Marconi em mensagem ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jardel Sebba (PSDB). E acrescentou: “A medida é imperiosa a fim de atender às necessidades das regiões diretamente atingidas, pois, com a implantação das Regionais, não só haverá facilidade de acesso aos serviços, como fortalecimento das decisões locais e prioridade de investimentos aos seus municípios, de forma a melhor resolver as especificidades da região, conforme sua realidade”.

A estimativa de impacto orçamentário e financeiro para os anos de 2012, 2013 e 2014, segundo a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento, é de R$ 387.196,13 anuais, para fins do inciso I do art. 16 da Lei Complementar federal nº 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.