Ícone alego digital Ícone alego digital

Conselhos Tutelares

15 de Junho de 2012 às 09:12
Presidente da Comissão da Criança e Adolescente, deputado Carlos Antonio visita mais três municípios e faz compromissos, nesta quinta-feira.

Em continuidade às atividades da Comissão da Criança e Adolescente, o presidente, deputado Carlos Antonio (PSC), visitou os Conselhos Tutelares de Campestre de Goiás, Buriti de Goiás e Israelândia nessa quinta-feira, 14. Mais de 60 municípios já receberam a visita.

O objetivo da iniciativa é conhecer in loco a realidade enfrentada pelos conselhos de cada região, identificar as necessidades e direcionar como o Poder Legislativo goiano pode contribuir para a melhoria dos conselhos, que são ferramentas relevantes na garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Em Campestre o parlamentar informou aos conselheiros sobre o benefício conquistado junto ao Governo Estadual, que é a doação de um carro. A presidente do Conselho, Liliana de Souza, e demais conselheiros manifestaram satisfação quanto ao benefício, que deve ser entregue em breve. Disseram que com o carro será possível prestar atendimento aos casos com maior eficiência.

O presidente declarou estar satisfeito com a missão que recebeu da Assembleia Legislativa em percorrer os municípios para fazer o mapeamento da situação dos conselhos tutelares.

Nos municípios visitados nessa quinta-feira, Carlos Antonio verificou que Conselhos Tutelares e prefeituras mantêm um bom relacionamento. “Como seria bom se todas as prefeituras entendessem a importância do Conselho Tutelar, que ele zela desde a criança até a família.”

Buriti de Goiás e Israelândia não estão na lista dos 20 municípios que ganharam o carro do Governo. O presidente informou que a Comissão, através de sua emenda pessoal que será apresentada na Secretaria da Fazenda na terça-feira, 19, no valor de R$ 500 mil, fará a doação de um veículo automóvel para esses dois municípios, além de Nova Roma, São Domingos, Divinópolis, Mineiros e Perolândia.

Projeto

Carlos Antonio informou os conselheiros de Campestre, Buriti e Israelândia sobre a aprovação do projeto de Lei nº 3.754/12 que prevê a regulamentação da função de conselheiro tutelar. A matéria resguarda entre outros quesitos, os direitos de férias, 13º salário, licença maternidade, além de estabelecer um único dia para a eleição dos conselheiros e também de vincular os vencimentos deles ao dos vereadores no valor de 60%.

No entanto o projeto retornou ao Senado Federal por motivo de medida substitutiva no item que trata da prorrogação do mandato do conselheiro tutelar. Carlos Antonio revelou que o senador Gim Argelo, relator do projeto, garantiu que fará gestão para que a matéria seja aprovada e receba a sanção da presidente Dilma Rousseff (PT), no prazo de até 20 dias.

Concurso

Com o objetivo de mudar o cenário em todas as regiões acerca da imagem negativa que o conselho tutelar tem, a Comissão da Criança e Adolescente vai realizar o primeiro Concurso de Linguagem Expressiva, que terá como tema; Conselho Tutelar – o amigo em que posso confiar.

“Temos que passar essa imagem de que o conselheiro é um amigo e não um vilão, e esclarecer que sua função é resguardar os direitos das crianças e dos adolescentes”, disse Carlos Antonio.

O parlamentar explicou que o concurso será lançado oficialmente no dia 10 de agosto,  às 9 horas, na Assembleia Legislativa, onde os conselheiros poderão adquirir todo o material de divulgação do concurso para propagar em seu município.

O concurso é destinado a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os interessados terão que produzir textos ou desenhos que retratem o tema abordado. Os conselheiros tutelares de cada município deverão escolher os três melhores trabalhos a serem encaminhados para a Comissão Julgadora, que irá escolher os três primeiros colocados em todo o Estado para a premiação.

O primeiro colocado será contemplado com um notebook, o segundo com um tablet, e o terceiro ganhador receberá uma câmera digital. Todos os alunos que participarem receberão um certificado de participação. A premiação está agendada para o dia 29 de outubro na Casa de Leis, onde os três alunos de cada município deverão comparecer.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.