Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto sobre distribuição de uniformes é vetado por inconstitucionalidade

12 de Março de 2013 às 12:05

Projeto de Lei nº 3.226/12, de autoria do deputado Frederico Nascimento (PSD), que dispõe sobre o fornecimento gratuito de uniforme escolar aos alunos da rede estadual de ensino, recebeu veto integral da Governadoria do Estado de Goiás a partir do autógrafo de lei nº 491 de 20 de dezembro de 2012, por ser inconstitucional.

Segundo o veto, a aquisição de um volume imensurável de uniformes a serem confeccionados para cobrir toda a rede pública estadual certamente criará ônus para o Estado, causando o aumento de despesa, o que resultará em invasão de matéria orçamentária de competência privativa do Governador do Estado.

Outro fundamento para o veto está baseado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com o advento da Lei Complementar nº101, de 4 de maio de 2000, que veicula normas acerca de finanças públicas, reduziu-se drasticamente a margem de liberdade na gestão da coisa pública. A amplitude da LRF produz reflexos, sem dúvida, no âmbito da atividade administrativa contratual. Sendo assim, o aumento de despesa deverá observar o estipulado no art. 16 do diploma citado.

O artigo prescreve o seguinte: Art. 16 - A criação expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento de despesa será acompanhado de: I – estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes; II – declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.