Sistema de notificação nos bancos de sangue estaduais pode virar lei
O deputado Gustavo Sebba (PSDB) apresentou, durante sessão ordinária de quarta-feira, 15, projeto de lei cujo intuito é criar nos hemocentros e bancos de sangue do Estado de Goiás, um sistema de notificação aos doadores de sangue. A matéria segue, agora, para fins de relatoria na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Pela proposta, estas unidades de saúde deverão enviar aos doadores de sangue cadastrados nos mesmos, mensagens de texto via aparelho celular, promovendo o incentivo à doação de sangue. Dentre as informações que deverão constar, está a situação dos estoques na área do doador e o período em que ele estiver apto a realizar uma nova doação.
O Art. 2º da propositura prevê, ainda, que os hemocentros deverão tomar as providências para a etiquetação das bolsas de sangue com o nome e telefone celular do doador, se for autorizado pelo mesmo. Se aprovada, a lei também autoriza que convênios sejam promovidos com as operadoras de telefonia móvel com vistas à sua execução.
De acordo com justificativa da matéria, os bancos de sangue passam por campanhas constantes em busca de doação, já que, a cada dia, também aumenta a demanda de novas bolsas de sangue.
Portanto, “visando incentivar o ato, eu pode salvar vidas, apresentamos este projeto de lei para que sejam incentivadas novas doações, formando uma corrente de agentes multiplicadores e disseminadores da importância social da doação de sangue”, justificou Gustavo Sebba.