Teste do pezinho na modalidade espectrometria poderá ser gratuito na rede pública
Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de número 1.896/16, de autoria do deputado Diego Sorgatto (PSB), que trata da realização de Teste de Triagem Neonatal, popularmente conhecido como teste do pezinho, na modalidade ampliada em Espectrometria de Massa em Tandem (EIM), nas crianças nascidas em hospitais da rede pública do Estado de Goiás.
O teste do pezinho ampliado, que é capaz de identificar os EIM de início precoce, sendo, portanto, uma potente ferramenta diagnóstica de triagem no período neonatal, momento ideal para introdução do tratamento específico.
Segundo a matéria, o Teste será sempre aplicado na alta hospitalar, independente das condições de saúde do recém-nascido. Os resultados deverão ser encaminhados aos pais ou disponibilizados na internet, no prazo de até dez dias, contados a partir do recebimento do material no laboratório.
De acordo com a proposta, o Teste de Triagem Neonatal consiste no exame de algumas gotas de sangue do recém-nascido, extraídas geralmente da região do calcanhar. O objetivo é a prevenção de vários agravos, patologias e erros inatos do metabolismo que podem conduzir à deficiência intelectual e outros comprometimentos orgânicos que podem até levar a óbito.