Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia elege a nova Mesa Diretora; posse será dia 1º de fevereiro de 2017

30 de Junho de 2016 às 17:02
Crédito: Y. Maeda
Assembleia elege a nova Mesa Diretora; posse será dia 1º de fevereiro de 2017
Deputado José Vitti é eleito novo presidente da Assembleia Legislativa
Os deputados elegeram, na tarde desta quinta-feira, 30, a nova Mesa Diretora da Assembleia. A composição é a seguinte: Presidente, José Vitti; 1º vice-presidente, Mané de Oliveira; 2º vice-presidente, Henrique Arantes; 1º secretário, Helio de Sousa; 2º secretário, Bruno Peixoto; 3º secretário, Lincoln Tejota; e 4º secretário, Humberto Aidar. A posse será no dia 1º de fevereiro de 2017.

Em sessão extraordinária, na tarde desta quinta-feira, 30, no Plenário Getulino Artiaga, os deputados realizaram a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017-2018. O presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (PSDB), explicou o rito da votação, conforme o regimento da Alego.

O deputado Talles Barreto (PSDB) anunciou a composição da chapa única, assim composta:

Presidente: José Vitti (PSDB)

1º Vice-presidente: Mané de Oliveira (PSDB)

2º Vice-presidente: Henrique Arantes (PTB)

1º Secretário: Helio de Sousa (PSDB)

2º Secretário: Bruno Peixoto (PMDB)

3º Secretário: Lincoln Tejota (PSD)

4º Secretário: Humberto Aidar (PT)

Posteriormente, fizeram uso da palavra os parlamentares José Nelto (PMDB), Gustavo Sebba (PSDB), Delegada Adriana Accorsi (PT), Ernesto Roller (PMDB), Paulo Cezar Martins (PMDB) e Major Araújo (PRP). Os deputados elogiaram o trabalho do atual presidente e fizeram votos de sucesso à próxima Mesa Diretora. “Que a nova Mesa continue caminhando no sentido de uma política cada vez mais transparente e próxima à população”, almejou a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). Já o peemedebista José Nelto ressaltou a necessidade de que a Assembleia tenha autonomia perante o Governo do Estado. “Nós esperamos que a nova Mesa Diretora possa realmente avançar e manter independência em relação ao Palácio das Esmeraldas”.

Dando sequência aos trabalhos, dois parlamentares foram escolhidos como fiscais na contagem e apuração dos votos: Lissauer Vieira (PSB), representando a base, e a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), representante da oposição.

O deputado Lincoln Tejota (PSD) assumiu a presidência na primeira parte da votação e concedeu a palavra ao atual 1º secretário, Henrique Arantes (PTB), que realizou a chamada nominal dos deputados. Em ordem alfabética, os deputados pronunciaram seus votos para os cargos de presidente, 1º e 2º secretários. O atual líder do Governo, José Vitti (PSDB), ao proferir seu voto, destacou o trabalho de Helio de Sousa. “Com muita alegria, muita satisfação, voto sim para esse homem que dignifica o Poder Legislativo. Ele aceitou um clamor não só meu, mas de todos os parlamentares dessa legislatura. Voto sim para o primeiro secretário, Helio de Sousa”. Na primeira etapa da votação, foram registrados 37 votos favoráveis à chapa única e quatro ausências.

O deputado Helio reassumiu a presidência dos trabalhos da Mesa e, com a aquiescência do Plenário, permitiu que a votação dos demais cargos da Mesa fosse realizada em apenas uma etapa. Em nova votação nominal, os deputados proclamaram seus votos para os cargos de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º e 4º secretários. Nesta fase, foram registrados 38 votos favoráveis e 3 ausências. Deixaram de votar os deputados Diego Sorgatto (PSB), Simeyzon Silveira (PSC) e Virmondes Cruvinel (PPS).

O presidente Helio de Sousa proclamou eleita a chapa escolhida por unanimidade para assumir a Mesa Diretora a partir de 1º de fevereiro de 2017, quando serão empossados os componentes da Mesa do biênio 2017-2018. Em seguida, ele declarou encerrada a sessão extraordinária.

Após a eleição, o presidente eleito, deputado José Vitti (PSDB), agradeceu o apoio dos parlamentares e dedicou a vitória a seus eleitores. Ele também destacou que caberá ao Governador Marconi Perillo a decisão sobre a liderança do Governo nesse período que antecede a posse da nova Mesa Diretora. “Meu trabalho vai dar continuidade à gestão séria e eficiente da Casa e implantar mais alguns programas que iremos buscar em experiências exitosas em outras Assembleias Legislativas, sempre no sentido de garantir mais transparência e representatividade”, adiantou o presidente eleito em relação aos seus projetos para os anos 2017-2018. 

O atual presidente e 1º secretário eleito, deputado Helio de Sousa, parabenizou os parlamentares eleitos e falou sobre os próximos meses à frente da Mesa. "Temos ainda toda a metade dessa sessão legislativa para trabalhar e vamos manter nossa mesma disciplina e compromisso para honrar esta Casa. O projeto que prioriza a credibilidade da Assembleia continua e temos ainda bastante tempo pela frente para realizar esse trabalho", concluiu Helio de Sousa. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.