Assembleia elege a nova Mesa Diretora; posse será dia 1º de fevereiro de 2017
Em sessão extraordinária, na tarde desta quinta-feira, 30, no Plenário Getulino Artiaga, os deputados realizaram a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017-2018. O presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (PSDB), explicou o rito da votação, conforme o regimento da Alego.
O deputado Talles Barreto (PSDB) anunciou a composição da chapa única, assim composta:
Presidente: José Vitti (PSDB)
1º Vice-presidente: Mané de Oliveira (PSDB)
2º Vice-presidente: Henrique Arantes (PTB)
1º Secretário: Helio de Sousa (PSDB)
2º Secretário: Bruno Peixoto (PMDB)
3º Secretário: Lincoln Tejota (PSD)
4º Secretário: Humberto Aidar (PT)
Posteriormente, fizeram uso da palavra os parlamentares José Nelto (PMDB), Gustavo Sebba (PSDB), Delegada Adriana Accorsi (PT), Ernesto Roller (PMDB), Paulo Cezar Martins (PMDB) e Major Araújo (PRP). Os deputados elogiaram o trabalho do atual presidente e fizeram votos de sucesso à próxima Mesa Diretora. “Que a nova Mesa continue caminhando no sentido de uma política cada vez mais transparente e próxima à população”, almejou a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). Já o peemedebista José Nelto ressaltou a necessidade de que a Assembleia tenha autonomia perante o Governo do Estado. “Nós esperamos que a nova Mesa Diretora possa realmente avançar e manter independência em relação ao Palácio das Esmeraldas”.
Dando sequência aos trabalhos, dois parlamentares foram escolhidos como fiscais na contagem e apuração dos votos: Lissauer Vieira (PSB), representando a base, e a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), representante da oposição.
O deputado Lincoln Tejota (PSD) assumiu a presidência na primeira parte da votação e concedeu a palavra ao atual 1º secretário, Henrique Arantes (PTB), que realizou a chamada nominal dos deputados. Em ordem alfabética, os deputados pronunciaram seus votos para os cargos de presidente, 1º e 2º secretários. O atual líder do Governo, José Vitti (PSDB), ao proferir seu voto, destacou o trabalho de Helio de Sousa. “Com muita alegria, muita satisfação, voto sim para esse homem que dignifica o Poder Legislativo. Ele aceitou um clamor não só meu, mas de todos os parlamentares dessa legislatura. Voto sim para o primeiro secretário, Helio de Sousa”. Na primeira etapa da votação, foram registrados 37 votos favoráveis à chapa única e quatro ausências.
O deputado Helio reassumiu a presidência dos trabalhos da Mesa e, com a aquiescência do Plenário, permitiu que a votação dos demais cargos da Mesa fosse realizada em apenas uma etapa. Em nova votação nominal, os deputados proclamaram seus votos para os cargos de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º e 4º secretários. Nesta fase, foram registrados 38 votos favoráveis e 3 ausências. Deixaram de votar os deputados Diego Sorgatto (PSB), Simeyzon Silveira (PSC) e Virmondes Cruvinel (PPS).
O presidente Helio de Sousa proclamou eleita a chapa escolhida por unanimidade para assumir a Mesa Diretora a partir de 1º de fevereiro de 2017, quando serão empossados os componentes da Mesa do biênio 2017-2018. Em seguida, ele declarou encerrada a sessão extraordinária.
Após a eleição, o presidente eleito, deputado José Vitti (PSDB), agradeceu o apoio dos parlamentares e dedicou a vitória a seus eleitores. Ele também destacou que caberá ao Governador Marconi Perillo a decisão sobre a liderança do Governo nesse período que antecede a posse da nova Mesa Diretora. “Meu trabalho vai dar continuidade à gestão séria e eficiente da Casa e implantar mais alguns programas que iremos buscar em experiências exitosas em outras Assembleias Legislativas, sempre no sentido de garantir mais transparência e representatividade”, adiantou o presidente eleito em relação aos seus projetos para os anos 2017-2018.
O atual presidente e 1º secretário eleito, deputado Helio de Sousa, parabenizou os parlamentares eleitos e falou sobre os próximos meses à frente da Mesa. "Temos ainda toda a metade dessa sessão legislativa para trabalhar e vamos manter nossa mesma disciplina e compromisso para honrar esta Casa. O projeto que prioriza a credibilidade da Assembleia continua e temos ainda bastante tempo pela frente para realizar esse trabalho", concluiu Helio de Sousa.