Assembleia concede Título de Cidadão Goiano em sessão extraordinária em Rio Verde
Por iniciativa do deputado Lissauer Vieira (PSB), a Assembleia realiza no dia 18, segunda-feira, sessão extraordinária especial para entrega de Título de Cidadão Goiano à duas personalidades, o produtor rural Antônio Chavaglia e o reitor da Universidade de Rio Verde, Sebastião Lázaro Pereira. O evento está programado para as 20 horas no Plenário da Câmara Municipal de Rio Verde.
Antônio Chavaglia é natural de Aramina – São Paulo. Iniciou sua atividade agropecuária em 1962, no município paulista. Em 1968, aos 22 anos, transferiu-se para Goiás, fixando-se na cidade de Santa Helena. Passou a trabalhar na cotonicultura, produção de algodão em terras arrendadas.
Em 1974, casou-se com Inaudir Oliveira. Ajudou a fundar a Cooperativa Mista de Produtores Rurais do Sudoeste Goiano LTDA (COMIGO), hoje Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano. Em 1988, Antônio Chavaglia foi também, sócio fundador da Credi-Rural Comigo, eleito para presidir o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Goiás. Presidiu ainda o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, do qual hoje é conselheiro.
Sebastião Lázaro Pereira é natural de Ribeirão Preto – São Paulo, reitor da Universidade de Rio Verde. Após concluir graduação na Faculdade de Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Minas Gerias, em dezembro de 1986, mudou-se para Rio Verde – Goiás.
Em 97, Sebastião assumiu a diretoria financeira da Fundação de Ensino Superior de Rio Verde - Fesurv, cargo em que exerceu suas funções até o ano de 2000. Entre várias realizações ao longo de sua trajetória de vida e trabalho, Sebastião implantou os cursos de Educação Física, Ciência da Computação, Engenharia de Software. No ano de 2009 foi eleito para o cargo de vice-reitor da universidade e em 2010 assumiu a função de reitor da Fesurv.
Sua mais recente luta em favor da comunidade rio-verdense e região foi a implantação do primeiro curso de medicina instalado no interior goiano e o recredenciamento da Fesurv como universidade até 2019. Em 2012 implantou cursos de Odontologia e Engenharia Civil.