Ícone alego digital Ícone alego digital

Novas perspectivas

11 de Julho de 2016 às 11:50
Novas perspectivas profissionais para mulheres goianas. É o que prevê projeto em tramitação da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT).

De autoria da deputada Adriana Accorsi (PT), será analisado em agosto, quando os trabalhos em plenário retornarem, projeto que dispõe sobre a política estadual de formação e capacitação continuada de mulheres para o mundo do trabalho. O objetivo é promover a formação e capacitação técnica das mulheres em variadas áreas profissionais, com prioridades de acordo com a demanda, promovendo, com isso, inclusão social, autonomia e independência econômica.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio(PNAD ) realizada pelo IBGE em 2007, a população brasileira chega a quase 190 milhões de brasileiros, com a estimativa de 51% de mulheres. Segundo ainda dados do IBGE de 2000, a População Economicamente Ativa(PEA) brasileira, em 2001, tinha uma média de escolaridade de 6,1 anos, sendo que a escolaridade média das mulheres era de 7,3 anos e a dos homens de 6,3 anos.

Em suas justificativas, a deputada cita a constatação de que, independente do gênero, a pessoa com maior nível de escolaridade tem mais chances e oportunidades de inclusão no mercado de trabalho. “Conforme estudos recentes, verifica-se, mesmo que de forma tímida, que a mulher tem tido uma inserção maior no mercado de trabalho. Constata-se, também, uma significativa melhora entre as diferenças salariais quando comparadas ao sexo masculino. Contudo, ainda não foram superadas as recorrentes dificuldades encontradas pelas trabalhadoras no acesso a cargos de chefia e de equiparação salarial com homens que ocupam os mesmos cargos/ocupações”, afirma Adriana Accorsi.

Aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto de nº 1225/16  foi encaminhado à Comissão de Educação, Cultura e Esporte, onde foi distribuída para relatoria ao deputado Lucas Calil (PSL).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.