José Vitti comenta atuação da Casa no período de campanha das eleições municipais
O deputado José Vitti (PSDB) considera norma e natural a redução do ritmo na Casa em época de eleição. Ele afirma que o trabalho continua durante o período das eleições municipais. “Será um período de muito trabalho para minimizar as dificuldades que nós teremos, tendo em vista que nem o Estado nem a atuação parlamentar podem parar.”
Vitti revela que os pares da Casa têm pesquisado uma condição regimental para executar duas sessões, na terça e na quarta-feira, normalmente, e a sessão da quinta-feira ser transferida para o período da manhã, se o regimento assim permitir. “Acredito que assim conseguiremos ter um entendimento melhor e uma maior participação dos parlamentares”, considera.
Sobre o corte do ponto, José Vitti defende medidas consensuais para não criar enfrentamento com os que discordam da medida. “Teremos a TV aberta, isso dará uma possibilidade de o eleitor conhecer mais a atuação dos parlamentares que estão na Casa. Também teremos a reforma regimental, em que teremos condições, através do Regimento Interno, de fazer com que esses parlamentares permaneçam no Plenário.”
Para o deputado, a atuação parlamentar não se dá apenas em Plenário. ”É mais uma questão cultural e comportamental da Casa do que uma questão financeira”, disse Vitti, que defende ainda que, se nada adiantar, depois de adotadas todas as medidas, aí sim teria uma situação mais drástica, que é cortar no bolso.
José Vitti foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017-2018 e assume o comando da Casa no dia 1º de fevereiro próximo.