Major Araújo acredita que novas regras agravam caixa dois na eleição
O deputado Major Araújo, líder do PRP na Assembleia Legislativa, manifestou, em entrevista a Agência Assembleia de Notícias, a preocupação dele com a utilização do chamado “caixa dois” nas eleições municipais deste ano. Ele acredita que, com a falta de financiamento de empresas nas campanhas, determinada pela legislação eleitoral, vai piorar ainda mais a ilegalidade. “O caixa dois será mais utilizado”, enfatizou.
Major Araújo adiantou que o PRP vai lançar candidatos a prefeito em cerca de 20 municípios e a vereador nos 160 onde está organizado. “Vamos fazer alianças partidárias com o PMDB, DEM e Solidariedade (SD). Essa é uma diretriz do Diretório Regional, que será adotada em todos os municípios”, frisou.
Segundo ele, o PRP está com boas chances de eleger prefeito em Acreúna e Santa Helena, mas poderá surpreender em outros municípios.
O deputado afirma categoricamente que a eleição deste ano vai prejudicar o funcionamento da Assembleia Legislativa. Por isso, afirma, vai sugerir ao presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (PSDB), que acerte com os deputados a garantia de realizar pelo menos uma sessão por semana, às quartas-feiras, para discussão e votação de matérias urgentes. “Se houver bom senso por parte dos colegas, conseguiremos conciliar campanha com trabalho em Plenário.”
Para Major Araújo, a redução do tempo de campanha eleitoral, com apenas 35 dias de palanque eletrônico no rádio e na TV, os candidato mais conhecidos vão ser beneficiados. Entende também que os candidatos que utilizam as redes sociais, na internet, vão sair na frente.
De outra parte, ele crê que seja qual for a decisão sobre o impeachment, ou seja, retorno de Dilma Roussef ou permanência de Michel Temer, ela não vai ter influência na campanha municipal.
Com relação às frequentes denúncias de corrupção, propinas para políticos, Major Araújo diz estar certo de que isso vem contaminando o processo eleitoral. Ele diz que eleitor está mais exigente.
"Só para se ter ideia, o ‘picolezeiro’ que faz ponto na Universo, faculdade onde estudo, que é uma pessoa simples, comenta sobre isso comigo. Portanto, não tenho dúvidas de que o eleitor vai escolher bem o candidato nessas eleições”, afirma Araújo.