Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto obriga sinais sonoros para avisar sobre riscos de acidentes em barragens

14 de Julho de 2016 às 07:27

Tramita na Assembleia Legislativa, em fase de primeira votação, o Projeto de Lei n° 4083/15, que obriga a instalação de alerta sonoro nas empresas de mineração que possuem barragens de rejeitos no Estado. A propositura, do deputado Carlos Antonio (PSDB), objetiva prevenir a população que vive nas proximidades das barragens de possíveis acidentes, e tem como pena para o descumprimento multa no valor de R$ 10 mil.

A justificativa do projeto traz o exemplo da tragédia de Mariana, em Minas Gerais, em que milhares de litros de lama soterraram duas cidades e mataram a bacia do rio Doce após o rompimento de duas barragens de rejeitos de mineração. Daí a necessidade do cuidado para a prevenção de tais tragédias.

“Precauções precisam ser tomadas para que, em caso de acidente, a população imediatamente em situação de risco tenha tempo para se salvar e empreender evacuação possível”, afirma o parlamentar.  

Com parecer favorável do relator, deputado Gustavo Sebba (PSDB), o projeto foi aprovado na CCJ e outras comissões onde foi analisado. Já consta da pauta de votação do Plenário, onde deve ser apreciado assim que os deputados retomarem os trabalhos em agosto.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.