Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego capacita servidores para a composição da CIPA, gestão 2016-2017

01 de Agosto de 2016 às 11:43

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio da Escola do Legislativo e da Seção Especial de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), realiza o Curso de Capacitação dos Integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O evento será aberto nesta terça-feira, 2, e seguirá até a sexta-feira, 5. As aulas serão ministradas das 8h às 12h, na Sala 2 da Escola do Legislativo.

O professor João Paulo Antunes da Silva, do quadro da Sesmt, informou que vão fazer o curso os 12 servidores da Alego que vão ser empossados ainda neste mês de agosto, para a gestão 2016-2017 da CIPA. Além de João Paulo, os professores Francisco Edison Sampaio, engenheiro do Trabalho, chefe da Sesmt e Mestre em Ciências Ambientais e Saúde (PUC-GO); e Saulo Caetano Coelho, também do quadro da Sesmt; vão ministrar aulas nesse curso.

O conteúdo programático do curso é o seguinte: Noções sobre acidentes e doenças do trabalho, decorrentes de exposição às condições de risco existentes na Alego; estudo do ambiente, das condições e do processo de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho, que deverá incluir o método de árvore de causas; noções sobre a legislação relativa à segurança e à saúde no trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho e medidas de controle das condições de riscos; estudos para realização do mapeamento de risco; organização da CIPA e outros assuntos de interesse ao exercício das atribuições da CIPA; noções sobrea a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção; e noções de primeiros socorros e de prevenção e combate a incêndio.

São os seguintes os servidores para a composição da CIPA, gestão 2016-2017: Sílvio Antonio da Silva (Seção de Manutenção), Benedito Carlos Mendanha e Silva (Polícia Legislativa), Paulo Henrique da Silva (Manutenção), Rafael Francisco Santos de Melo (Audiofonia), Vilma Rosa Miotto (Infraestrutura) e Vilmar Antonio Gomides (Reg. E Cadastro), representantes da Direção da Casa; e Sueide dos Santos Bezerra (Saúde), Celio Aparecido da Luz (Taquigrafia), Antonio de Padua Scalabrini (Comissão de Orçamento), Wendell Lopes da Silva (RH), José de Araújo Magalhães (Rádio e TV) e Hernesto Lins Pimentel Carneiro (Escola do Legislativo), representantes dos servidores da Casa.

Edison Sampaio lembra que a Cipa tem o papel de auxiliar o Sesmt na realização de ações de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. "As empresas privadas são fiscalizadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o SRTE. No caso dos órgãos públicos, quem faz esse papel é o Ministério Público, que acompanha todo o trabalho do Sesmt e fiscaliza o cumprimento das ações de prevenção de acidentes no trabalho que foram planejadas."

Prevenção

Uma das funções específicas da Cipa consiste na elaboração e divulgação de mapas de risco para identificar os ambientes de trabalho que podem ocasionar acidentes ou doenças. A comissão também realiza trabalhos em colaboração com o Sesmt da Assembleia, e é responsável pela realização da Sipat.

A Cipa da Assembleia Legislativa foi criada segundo especificações previstas pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), do Capítulo V, Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A referida lei obriga empresas privadas, públicas e órgãos governamentais que possuam empregados regidos pela CLT a organizar e manter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.