Ícone alego digital Ícone alego digital

Governo quer mudar lei do Regime de Previdência Complementar

04 de Agosto de 2016 às 08:24

Tramita na Assembleia o Projeto de Lei nº 2125/16, da Governadoria de Goiás, que pretende alterar a Lei nº 19.179 de dezembro de 2015, que institui o regime de previdência complementar no âmbito do Estado.

A Lei também fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões e autoriza a criação de entidade fechada de previdência complementar denominada Prevcom-GO, na forma de fundação.

De acordo com o Executivo, a Lei representa um importante aperfeiçoamento do regime de previdência dos servidores públicos do Estado. Porém, “ocorre que quanto aos procedimentos para a sua implementação, foram observados algumas melhorias que deveriam ser feitas na Lei, para que a entidade possa atuar de forma mais eficiente e prestar melhor serviço aos servidores públicos de Goiás”.

Segundo o Governo, essa alteração da Lei n°19.179 se daria nos arts. 4º e 5º, que deixaria claro que a Prevcom difere das demais fundações públicas por ser de direito privado. Outra sugestão seria alterar o art. 13º da Lei, equiparando as exigências para exercer o cargo de diretor na Prevcom às definidas na Lei Complementar Federal nº 108 de maio de 2001.

Por fim, a proposta traz alteração no art. 25º da referida Lei, no sentido de inserir comando para que a Prevcom possa compor Fundo de Cobertura da Longevidade. “Na prática, isso permitirá ao servidor público, que ingressar na previdência complementar do Estado, perceber benefício de aposentadoria até o seu falecimento”, completa.

O projeto foi encaminhado para as comissões temáticas da Casa de Leis, onde deverá ser analisado pelos parlamentares.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.