Ícone alego digital Ícone alego digital

Hemodiálise

17 de Agosto de 2016 às 17:30
Colapso da hemodiálise no Brasil será discutido em audiência pública, nesta quinta-feira pela Comissão de Saúde e Promoção Social.

“A hemodiálise está à beira do colapso no Brasil”. Este é o tema da audiência pública que será realizada na próxima quinta-feira, 18, pela Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa. O deputado Gustavo Sebba (PSDB), presidente da mesma, receberá diversas autoridades para o debate, a realizar-se no Auditório Costa Lima, às 9 horas.  

O serviço de hemodiálise é uma limpeza do sangue por aparelhos quando os rins de uma pessoa não funcionam. Gustavo Sebba disse que um dos principais problemas que motivaram a realização do evento diz respeito ao valor insuficiente pago pelo SUS às clínicas que realizam os procedimentos. Segundo ele, o ressarcimento efetuado pelo Sistema se encontra defasado há muitos anos e não contempla os custos despendidos.

O parlamentar também informou que o Governo de Goiás tem feito algumas medidas para suprir essa defasagem, como repassar recursos a hospitais para que inúmeros procedimentos não deixem de ser realizados.

Conforme Gustavo, mesmo com esta parceria o serviço tem passado por uma situação de muita dificuldade e, portanto, a discussão com diversos representantes da Saúde Pública é necessária para que seja encontrada uma saída urgente para o problema.  

Autoridades convidadas

O presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (PSDB), que também é médico, fará a abertura do evento. Foram convidados os secretários estadual e municipal de saúde, Leonardo Vilela e Fernando de Araújo; a superintendente de vigilância em saúde, Maria Cecília Martins e o deputado federal Jovair Arantes (PTB).

O convite também foi estendido ao coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Saúde do Ministério Público (MP), Érico de Pina; ao presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Venerando Lemes; ao presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) – Regional de Goiás -, Ciro Bruno Silveira e a Clodoaldo Pereira, que representará os pacientes renais crônicos e transplantados.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.