Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário aprecia veto a campanha de prevenção à microcefalia

22 de Agosto de 2016 às 10:43

Em ofício mensagem enviado à Casa, protocolado com o nº 2092/16, a Governadoria veta parcialmente projeto de autoria do deputado Marquinho Palmerston (PSDB) que institui a Campanha Estadual de Prevenção e Combate à Microcefalia. Foram vetados os artigos 3° e 4° da matéria, a partir de despacho emitido pela Procuradoria Geral do Estado.

De acordo com a Procuradoria, as disposições enunciadas nos arts. 1° e 2° da proposição não terão por efeito produzir intromissão do Legislativo na esfera de autonomia do Executivo, pois não se vê ali criação de órgão, cargo ou função, interferência na organização administrativa ou atribuição de competência que consubstancie ônus - sobretudo financeiro - a ser suportado pelo Executivo.

Mas com os artigos 3° e 4° do projeto aprovado em Plenário ocorre justamente o contrário, pois trata- se de dispor expressamente sobre matéria pertinente à adoção de providências relacionadas à política pública que se pretende instituir, com a atribuição de tarefas e funções - competências - a serem cumpridas e exercidas por agentes da administração estadual, com inevitável realização de despesas. “Há, portanto, a um só tempo, violação aos arts. 20, ~ 1°, 11, "b", e "e", e 37, XVIII, da Constituição Estadual”, diz o texto.

“Assim, diante do pronunciamento da Procuradoria-Geral do Estado, restou-me a alternativa de vetar os arts. 3° e 4° do autógrafo em destaque, por serem contrários à Constituição Estadual”, afirma o Chefe do Executivo Estadual no texto do projeto.

Lida preliminarmente, a matéria segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e depois será apreciada em votação única no Plenário.


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.