Ícone alego digital Ícone alego digital

CIPA

05 de Agosto de 2016 às 12:21
Crédito: Carlos Costa
CIPA
Encerramento do curso de capacitação da CIPA
Curso capacita servidores para a composição da Comissão, gestão 2016-2017, que será empossada neste mês de agosto.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio da Escola do Legislativo e da Seção Especial de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), realizou o Curso de Capacitação dos Integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Aberto na terça-feira, 2, o evento seguiu até esta sexta-feira, 5, perfazendo um total de 20 horas/aulas. As aulas foram ministradas das 8 às 12 horas, na Sala 2 da Escola do Legislativo.

Participaram do curso os 12 servidores da Alego que vão ser empossados ainda neste mês de agosto, para a gestão 2016-2017 da Cipa.

Ministraram o curso os professores: Francisco Edison Sampaio, engenheiro do Trabalho, chefe da Sesmt e Mestre em Ciências Ambientais e Saúde (PUC-GO); Saulo Caetano Coelho, engenheiro do Trabalho e advogado; e João Paulo Antunes da Silva, biólogo, especialista em Perícia Ambiental e coordenador da Brigada de Incêndio da Alego, ambos também do quadro da Sesmt.

O conteúdo programático do curso foi o seguinte: Noções sobre acidentes e doenças do trabalho, decorrentes de exposição às condições de risco existentes na Alego; estudo do ambiente, das condições e do processo de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho, que incluiu o método de árvore de causas; noções sobre a legislação relativa à segurança e à saúde no trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho e medidas de controle das condições de riscos; estudos para realização do mapeamento de risco; organização da Cipa e outros assuntos de interesse ao exercício das atribuições da Comissão; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), e medidas de prevenção; e noções de primeiros socorros e de prevenção e combate a incêndio.

São os seguintes os servidores para a composição da Cipa, gestão 2016-2017: Sílvio Antonio da Silva (Seção de Manutenção), Benedito Carlos Mendanha e Silva (Polícia Legislativa), Paulo Henrique da Silva (Manutenção), Rafael Francisco Santos de Melo (Audiofonia), Vilma Rosa Miotto (Infraestrutura) e Vilmar Antonio Gomides (Reg. e Cadastro), representantes da Direção da Casa; e Sueide dos Santos Bezerra (Saúde), Celio Aparecido da Luz (Taquigrafia), Antonio de Padua Scalabrini (Comissão de Orçamento), Wendell Lopes da Silva (RH), José de Araújo Magalhães (Rádio e TV) e Hernesto Lins Pimentel Carneiro (Escola do Legislativo), representantes dos servidores da Casa.

Edison Sampaio lembrou que a Cipa tem o papel de auxiliar o Sesmt na realização de ações de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. "As empresas privadas são fiscalizadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o SRTE. No caso dos órgãos públicos, quem faz esse papel é o Ministério Público, que acompanha todo o trabalho do Sesmt e fiscaliza o cumprimento das ações de prevenção de acidentes no trabalho que foram planejadas."

Prevenção

Uma das funções específicas da Cipa consiste na elaboração e divulgação de mapas de risco para identificar os ambientes de trabalho que podem ocasionar acidentes ou doenças. A comissão também realiza trabalhos em colaboração com o Sesmt da Assembleia, e é responsável pela realização da Sipat.

A Cipa da Assembleia Legislativa foi criada segundo especificações previstas pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), do Capítulo V, Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A referida lei obriga empresas privadas, públicas e órgãos governamentais que possuam empregados regidos pela CLT a organizar e manter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Avaliação

Servidores que fizeram o curso de capacitação avaliaram o aprendizado adquirido. “Com toda certeza, estamos preparados para cumprir o nosso papel voluntário de zelar pela segurança dos servidores da Alego”, ressaltou Sílvio Antonio da Silva (Seção de Manutenção), que, já foi vice-presidente da Cipa da Casa e está cotado para a presidência nessa gestão 2016-2017. A eleição será realizada no primeiro dia da posse, entre os próprios integrantes da Comissão.

O pessoal do Sesmt, juntamente com a Procuradoria da Casa, adiantou a pretensão de alterar a Resolução que criou a Cipa da Alego com vistas a assegurar dias de folgas para o presidente, vice-presidente e secretário da comissão, para que possam se dedicar mais ao trabalho do grupo. Algumas legislações oferecem até três dias de folga para esses cipeiros.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.