Diego Sorgatto propõe adaptação de sala de aula para alunos com déficit de atenção
Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado Diego Sorgatto (PSB) que dispõe sobre a obrigação das escolas públicas e privadas, no âmbito estadual, a disponibilizarem cadeiras em locais determinados aos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), assegurando seu posicionamento afastado de janelas, cartazes e outros elementos que potencialmente sejam motivos de distração. A matéria, inclusa no processo nº 2441/16, será relatada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e, se for aprovada, seguirá ao Plenário para duas votações.
De acordo com a matéria, as escolas das redes pública e privada, deverão prever e prover na organização de suas classes, flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em consonância com o projeto pedagógico da escola, respeitada a frequência obrigatória.
“Sabe-se que crianças com TDAH são capazes de aprender, mas tem dificuldades de concentração na escola devido ao impacto que os sintomas têm sobre um bom desempenho nas atividades. Assim, compreende-se a importância de adaptações e adequações das salas de aula, dos materiais didáticos, além da postura do professor e de sua prática pedagógica”, justifica o autor do projeto de lei, deputado Diego Sorgatto (PSB).