Comissões Técnicas é tema de curso para servidores
Servidores da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) concluem mais uma etapa do cronograma de reciclagem, elaborado pela Escola do Legislativo. Cerca de 60 servidores participam, durante esta sexta-feira, 19, do curso “Poder Legislativo e Comissões Permanentes”. O curso ofertou vagas nos turnos matutino e vespertino.
A iniciativa teve boa aceitação, de acordo com o chefe da Seção Pedagógica da Escola, Miguel D. Gusmão Filho, expositor do conteúdo programático do curso, que está em sua segunda edição e foi dividido em duas partes. Uma terceira edição já está sendo programada.
A primeira parte do curso “Poder Legislativo e Comissões Técnicas” abordou aspectos gerais sobre a perspectiva contemporânea de Democracia, Estado de Direito, Poder Legislativo Brasileiro; e a segunda parte abrangeu organização da Alego, Mesa Diretora, Órgãos Legislativos da Casa, o Regimento Interno, as Comissões Parlamentares, Comissões de caráter técnico-legislativo, Prazos e Competências das Comissões Permanentes e a Comissão Mista.
O curso buscou capacitar tecnicamente todos os servidores inscritos, entre eles assessores legislativos, servidores da Diretoria Parlamentar e Diretoria-Geral. Foram abordados temas como a importância da Lei e da Função Legislativa, conceitos, legislação básica, etapas da elaboração legislativa, estruturação, articulação, alteração e redação da Lei.
Miguel Gusmão é Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás. É servidor efetivo da Alego e chefe da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo.
A avaliação dos alunos também foi positiva. Foram unânimes em afirmar que o curso é importante para os trabalhos legislativos. “Nós aprendemos sobre o funcionamento técnico e prático, isso irá aperfeiçoar nosso trabalho como servidores legislativos”, salientaram.