Ícone alego digital Ícone alego digital

Padronização de uniforme deve ser votada na próxima semana

25 de Agosto de 2016 às 11:16

O uso obrigatório de uniforme escolar padronizado nas escolas públicas estaduais de Goiás, proposto pelo deputado Charles Bento (PRTB), através de projeto, deve ser aprovado em Plenário na próxima semana. O Projeto de nº 4174/15  foi relatado pelo deputado Lincoln Tejota (PSD) e está na pauta de votação da próxima semana.

Segundo especifica o projeto, os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino de Goiás, matriculados na educação infantil, ensino fundamental e no ensino médio, usarão uniforme confeccionado obrigatoriamente segundo modelo oficial que terá o brasão oficial do Estado e os dizeres “Escola Estadual de Goiás”, que se constitui de calça, camisa ou camiseta, agasalho e calçado.

Os uniformes não poderão conter qualquer tipo de propaganda nem ser alterados antes de cinco anos após a aprovação do projeto. Os uniformes antigos que têm inscrição atual poderão ser usados até o prazo máximo de cinco anos após a aprovação desta lei.

O Governo do Estado, por meio de órgão responsável pelo ensino, fornecerá gratuitamente aos alunos de famílias carentes, dois conjuntos completos de uniformes no início do ano letivo. A carência será atestada por meio de laudo socioeconômico elaborado por assistente social do Estado.

Em sua justificativa o deputado Charles Bento afirma: “A roupa constitui uma das mais marcantes formas de diferenciação social, e que para muitos é causa de vergonha, mitigação da autoestima e de isolamento, contribuindo para que algumas crianças abandonem a escola. A adoção do uniforme padrão para todos os alunos de escolas públicas de um mesmo município, trata-se de medida democratizada do ambiente escolar, convergente com outras iniciativas, voltadas para a inclusão social das famílias carentes.”

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.