Projeto prevê inclusão da Festa do Divino Pai Eterno no Calendário Cívico de Goiás
Tramita na Assembleia o projeto nº 2046/16, que pretende incluir a Festa do Divino Pai Eterno de Trindade ao Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás. A proposta é de autoria dos deputados Júlio da Retífica (PSDB) e Helio de Sousa (PSDB), que preside a Casa.
No projeto, os autores justificam que a devoção ao Divino Pai Eterno, que existe há cerca de 170 anos, é um importante traço cultural dos goianos. “Tem uma relação direta com a história e a tradição goiana, uma vez que nasceu, se consolidou e tem crescido a partir de Goiás. Não há dúvidas, portanto, que a realização da Festa do Divino Pai Eterno fortalece a cultura, religiosidade, atrativos e potencialidades do estado, no Brasil e fora dele”, sugere a propositura.
A proposta também institucionaliza a participação do Centro de Apoio ao Romeiro (Car), órgão coordenado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que foi criado em 1999 e é considerado a principal base de apoio dos peregrinos da referida romaria. O projeto de lei atribui ao Car o fornecimento de “água, alimentação, banheiros químicos e assistência médica”, além de exigir a presença da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no evento.
A justificativa ressalta, ainda, o impacto turístico e econômico da Festa do Divino Pai Eterno para o município de Trindade. “Este tradicional evento cultural e religioso é realizado há mais de 40 anos e recebe, em média, 2,5 milhões de fiéis do Brasil inteiro, promovendo, assim, o turismo nessa localidade”.
Tramitação
O projeto foi autuado na Casa em 30 de junho e aprovado preliminarmente na mesma data. No dia 11 de agosto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e distribuído à relatoria do deputado Ernesto Roller (PMDB). A matéria aguarda o parecer do relator e a votação na CCJ, o que deve ocorrer na próxima semana.