Ícone alego digital Ícone alego digital

Setor Energético

25 de Agosto de 2016 às 16:44
Casas populares do Estado terão energia fotovoltaica. Outras iniciativas estarão em pauta em reunião do Fórum, nesta, 6ªfeira, na UFG.

Os membros do Fórum de Discussão Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético de Goiás se reúnem pela oitava vez nesta sexta-feira, 26, às 9 horas, na Escola de Engenharia e Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizada no setor Leste Universitário, em Goiânia. A iniciativa do encontro e desta plataforma de debates é do presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, deputado Simeyzon Silveira (PSC).

Os anfitriões da vez serão o diretor da Escola, Marcelo Stehling, que representará o reitor Orlando Afonso, e o engenheiro eletricista e professor do curso de Engenharia Elétrica, Antônio Melo, representante da instituição no Fórum. Na ocasião, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo (SDE), Luiz Maronezi, entregará um documento correspondente a uma das demandas trabalhadas pelo Fórum.

Também foram convidados palestrantes que falarão sobre iniciativas que visam a sustentabilidade ambiental e o fomento de matrizes complementares de produção de energia elétrica para o Estado. 

O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha, junto a técnicos da secretaria, serão responsáveis por uma das explanações. Eles apresentarão um esboço do programa “Goiás Energias Sustentáveis”, que terá a finalidade de estimular essas novas fontes energéticas por meio de uma série de medidas.

Quem falará, também, será o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, e Adriano Castanheira, que farão uma abordagem sobre o cronograma de execução dos pontos de energia solar fotovoltaica em habitações populares de municípios goianos. Já o engenheiro eletricista e professor da UFG, Enes Gonçalves, falará sobre o 15ª Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente.

A última explanação será feita pelo representante do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Goiás (Senge), o engenheiro eletricista Rafael Nielson. Ele apresentará um panorama sobre “Geração Distribuída e Eficiência Energética”.

 “A crise, o colapso do modelo brasileiro de energia, a falta de planejamento, a aposta errada em uma única matriz energética (hidráulica) e as questões climáticas impulsionaram as dificuldades do setor e o aumento do preço da energia nos últimos anos”. Conforme Simeyzon, estes são pontos que tornaram evidente a necessidade de se discutir com entidades sérias do Poder Público de Goiás o fomento a novas fontes de energia elétrica.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.