Projeto prevê teste de triagem neonatal na rede de saúde pública de Goiás
Na pauta da sessão ordinária desta terça-feira, 30, consta o projeto de lei nº 1896/16, de autoria do deputado Diogo Sorgatto (PSB), que dispõe sobre a realização de teste de triagem neonatal nas crianças nascidas em hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde na rede pública do Estado de Goiás.
Com parecer favorável do relator deputado Jean (PHS), o projeto propõe que toda criança nascida nos hospitais, maternidades e demais estabelecimentos de atenção à saúde da rede pública do Estado de Goiás, terá direito ao Teste de Triagem Neonatal, na modalidade ampliada, em Espectromia de Massa em Tandem (EIM).
O propósito disso, segundo o autor, é tornar possível o diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento de moléstias como aminoacidopatias; distúrbios dos ácidos orgânicos; distúrbios da beta oxidação dos ácidos graxos; distúrbios do ciclo da ureia; galactosemia, galactose 1fosfato (Gal-1-P) e deficiência de G6PD, glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD).
Em justificativa, Diogo Sorgatto afirmou que acredita que a proposta ajudará no progresso da saúde pública de Goiás sem gastos significativos por parte do Estado.
“Acreditamos que a adoção do modelo de Triagem Neonatal pode constituir-se em contribuição expressiva para o progresso da saúde pública no Estado, sem representar no entanto, um acréscimo relevante nas despesas do setor. Pelo contrário, os benefícios proporcionados pelo diagnóstico e tratamento precoces das moléstias elencadas produziriam uma substancial racionalização de gastos públicos com assistência médico-hospitalar”, conclui.