Doação de Medula
A campanha de doação de sangue e de medula foi concluída nesta tarde, com um saldo positivo e superior a edição anterior, conforme levantamento dos coodenadores. Ao todo foram 90 doações de sangue e 167 de medula óssea. Esta foi a primeira edição da campanha de doação de medula óssea, organizada pela Divisão de Saúde e Promoção Social, em parceria com o Hemocentro.
A campanha foi aberta na manhã desta terça-feira pelo presidente da Casa, o deputado Helio de Sousa (PSDB). A ação teve o apoio da Seção de Protocolo e Arquivo, no intuito de colaborar com o servidor da Casa Carlos Augusto Jesus Silva, que ali trabalha e necessita de transplante de medula.
“Essa campanha reflete aquilo que é o sentimento dos servidores desta Casa. Já realizamos outras edições, todas com sucesso, agora vamos apoiar um colega que precisa”, salientou Helio de Sousa.
Para o parlamentar, a campanha mostra para a população que a Assembleia é constituída de pessoas que querem contribuir. “Quem doa é mais humano e mais feliz.”
“Eu acho muito importante contribuir com as doações. Sou servidora da Casa há oito anos e em toda campanha eu participo. Só a doação pode salvar vidas em casos onde os hospitais precisam repô-lo”, explica, Ana Lívia Dutra.
As coletas foram realizadas ao longo do dia, até as 16 horas, na sala José Porfírio, para candidatos a doações de medula, e na unidade móvel do Hemocentro na entrada principal do Palácio Alfredo Nasser, para os doadores de sangue.
No período da manhã, quando da abertura da campanha, o presidente convidou Carlos Augusto para participar da abertura e fazer uso da palavra em agradecimento pela iniciativa. “Se não servir para mim, vai servir para alguém que está na lista de espera”, disse o funcionário da Assembleia.
Segundo dados do Hemocentro, que atende 80 unidades de saúde de todo o Estado, o estoque de sangue está abaixo da média necessária. E, para que a situação seja normalizada, precisa de 150 bolsas de sangue por dia. Porém, nos últimos dias, a média é de apenas 40.