Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia do Cuidador de Pacientes com Doenças Graves é defendido por Sérgio Bravo

01 de Setembro de 2016 às 12:14

O deputado Sérgio Bravo (Pros) apresentou, nesta terça-feira, 30, em plenário, projeto de lei nº 2644/16, que propõe a criação do Dia Estadual do Cuidador de Pacientes com Doenças Graves, no calendário oficial do Estado de Goiás. Após sua publicação, foi encaminhado para discussão e votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

“Nos últimos anos, em consequência de diversos fatores, como o avanço da medicina, doenças que antes eram encaradas como fatais, agora são entendidas como raras, grave e/ou crônicas. Com isto, o paciente necessita, por tempo mais prolongado que outrora, cuidados especiais por parte de pessoas da família ou não. Estes vão além da atenção com os horários de ministração dos medicamentos, garantindo assim o conforto físico e psicológico do enfermo”. Com esta afirmação, Sérgio Bravo justifica sua iniciativa.

E segue afirmando: “Esse cuidado, desempenhado por profissionais da saúde ou por familiares, por vezes exige renúncia à projetos e cuidados pessoais. Assim o cuidador, por afeto ao paciente, acaba deixando as próprias vidas de lado para dedicação aos que, por debilidade física ou mental, primária ou secundária, não tem condições de cuidar do próprio tratamento".

Diz mais o deputado: “Nesta perspectiva mais ampla do cuidado, o papel do cuidador de pacientes com doenças graves ultrapassa o simples acompanhamento das atividades diárias do assistido. O trabalho do cuidador de pacientes graves é um exemplo de dedicação e amor ao próximo. Nesse sentido entendemos oportuna a criação desta data no calendário de eventos do Estado de Goiás" conclui Sérgio Bravo. Esta data, caso aprovado a proposta, será comemorada no dia 20 de março.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.