José Vitti apoia projeto que retira da Petrobras condição de operadora exclusiva do pré-sal
Membro da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado José Vitti (PSDB) apoia o projeto de lei nº 4567/16, em tramitação na Câmara Federal, que retira da Petrobras a condição de operadora exclusiva da exploração do pré-sal, ou seja, a coordenação do processo produtivo desses campos. O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM) marcou o encerramento da discussão e votação dessa matéria para a semana do dia 12 próximo.
Empresário do ramo de minério, José Vitti entende que a Petrobras não tem caixa e está endividada, por isso não tem condição de operar com exclusividade os campos do pré-sal. Ele concorda com o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), de que “o megalomaníaco projeto de investimentos e a política tarifária levaram ao maior endividamento. A Petrobras não tem caixa, está endividada e o preço do barril não compensa os custos. Então, não adianta o petróleo embaixo da terra: ele não gera riqueza”.
O deputado José Vitti lembra que atualmente a Petrobras é operadora exclusiva dos campos do pré-sal e participa obrigatoriamente de, no mínimo 30% da exploração dos campos. “A partir da mudança, a operadora será determinada pela licitação dos campos”, ressaltou o deputado estadual. O projeto original é de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), mas está em discussão e votação um texto do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que busca acordo entre oposição e governo.