Ícone alego digital Ícone alego digital

Mané de Oliveira avaliza criação de fundo para recuperação de nascentes

12 de Setembro de 2016 às 12:34

Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Mané de Oliveira (PSDB) apoia o Projeto de Lei 1688/15, que cria o Fundo Nacional de Recuperação de Nascentes de Rios (Funaren). A propositura, do deputado Ronaldo Carletto (PP-BA), está em tramitação na Câmara Federal.

Mané de Oliveira faz avaliação positiva da proposta, que tem o objetivo de estimular ações para a conservação e a recuperação da vegetação que protege as nascentes d’água. O projeto elenca fontes de recursos do fundo, com destaque para as multas aplicadas pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) nos casos de dano ambiental em áreas de preservação permanentes (APPs).

Relator da matéria, o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), defendeu a aprovação do texto, que, na opinião dele, vai gerar verbas para ações sustentáveis. “Recuperar a vegetação protetora de nascentes e cursos d’água tem um custo elevado, muito além das possibilidades financeiras da maioria dos municípios e de produtores rurais”.

Pelo projeto, os recursos do Funaren serão destinados ao controle da erosão líquida; ao replantio da mata ciliar; à compra de equipamentos destinados exclusivamente à conservação e à recuperação das nascentes dos rios; e à capacitação de agentes públicos, ligados ao tema.

Aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, a PL 1688/15 ainda será analisada por outras duas comissões da Câmara: de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Mané de Oliveira assumiu compromisso de fazer as adequações no projeto em nível estadual. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.