Segurança alimentar
Por iniciativa do deputado federal Rubens Otoni, o Poder Legislativo goiano foi sede, nesta quinta-feira, 15, para discussão das demandas da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que gerencia as políticas agrícolas e de abastecimento, além de assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade, preservando e estimulando os mecanismos de mercado.
O evento teve o apoio da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Jean (PHS).
Na ocasião, Otoni explicou que o objetivo geral da audiência pública foi ouvir todos os segmentos envolvidos, para discutir as questões relacionadas ao abastecimento, a produção, a segurança alimentar, no sentido de garantir a valorização do trabalho efetuado pela Conab.
“Temos que ouvir todos os segmentos, seja do poder público ou do setor produtivo, no sentido de garantir que a Conab continue prestando esse serviço focado na execução de políticas públicas nesta área do abastecimento e da segurança alimentar”, destacou o parlamentar.
O deputado ainda se mostrou favorável a apoiar ações que promovam o reestabelecimento da Companhia Nacional do Abastecimento, uma vez que é foco de possíveis cortes orçamentários, com a possibilidade de privatização do órgão.
O representante do Senador Wilder Morais (PP), assessor parlamentar Vanderlei Correto, comentou sobre a importância da Conab na sociedade. “A Conab é que regula o preço dos itens da alimentação. Uma vez que o agricultor não consegue vender o seu produto no mercado, a Conab é a compradora dessa produção”.
O assessor técnico do gabinete da Superintendência Federal de Agricultura em Goiás (SFA-GO), Antônio Albino, afirmou que o órgão entende a importância da atuação da Conab no País. Para Albino, essa ação é fundamental para a regulação e o incentivo para a agricultura familiar produzir cada vez mais.
Após o registro de presença das autoridades, iniciou-se as explanações acerca de quatro temas: Fortalecimento e ampliação das unidades de armazenamento e o Programa Nacional de Armazenamento; Políticas de garantia de preço; Agricultura Familiar Programada; e Valorização dos Servidores.
O Auditório Costa Lima ficou lotado com a presença de servidores da Conab, cooperativas e associações de trabalhadores, sindicatos, entidades do agronegócio e representantes de diversas cidades do Estado de Goiás, como Minaçu, Palmeiras, Trindade, Fazenda Nova, Baliza, Caldas Novas, Aurilândia, Perolândia, Palminópolis, Anápolis, Cidade de Goiás entre outras.