Ícone alego digital Ícone alego digital

Segurança alimentar

15 de Setembro de 2016 às 13:00
Assembleia sediou audiência pública para discutir demandas da Conab, que gerencia as políticas agrícolas e de abastecimento, nesta 5ª feira.

Por iniciativa do deputado federal Rubens Otoni, o Poder Legislativo goiano foi sede, nesta quinta-feira, 15, para discussão das demandas da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que gerencia as políticas agrícolas e de abastecimento, além de assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade, preservando e estimulando os mecanismos de mercado.

O evento teve o apoio da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Jean (PHS).

Na ocasião, Otoni explicou que o objetivo geral da audiência pública foi ouvir todos os segmentos envolvidos, para discutir as questões relacionadas ao abastecimento, a produção, a segurança alimentar, no sentido de garantir a valorização do trabalho efetuado pela Conab.

 “Temos que ouvir todos os segmentos, seja do poder público ou do setor produtivo, no sentido de garantir que a Conab continue prestando esse serviço focado na execução de políticas públicas nesta área do abastecimento e da segurança alimentar”, destacou o parlamentar.

O deputado ainda se mostrou favorável a apoiar ações que promovam o reestabelecimento da Companhia Nacional do Abastecimento, uma vez que é foco de possíveis cortes orçamentários, com a possibilidade de privatização do órgão.

O representante do Senador Wilder Morais (PP), assessor parlamentar Vanderlei Correto, comentou sobre a importância da Conab na sociedade. “A Conab é que regula o preço dos itens da alimentação. Uma vez que o agricultor não consegue vender o seu produto no mercado, a Conab é a compradora dessa produção”.

O assessor técnico do gabinete da Superintendência Federal de Agricultura em Goiás (SFA-GO), Antônio Albino, afirmou que o órgão entende a importância da atuação da Conab no País. Para Albino, essa ação é fundamental para a regulação e o incentivo para a agricultura familiar produzir cada vez mais.

Após o registro de presença das autoridades, iniciou-se as explanações acerca de quatro temas: Fortalecimento e ampliação das unidades de armazenamento e o Programa Nacional de Armazenamento; Políticas de garantia de preço; Agricultura Familiar Programada; e Valorização dos Servidores.

O Auditório Costa Lima ficou lotado com a presença de servidores da Conab, cooperativas e associações de trabalhadores, sindicatos, entidades do agronegócio e representantes de diversas cidades do Estado de Goiás, como Minaçu, Palmeiras, Trindade, Fazenda Nova, Baliza, Caldas Novas, Aurilândia, Perolândia, Palminópolis, Anápolis, Cidade de Goiás entre outras.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.