Provas de equestres como patrimônio cultural é meta do deputado Lucas Calil
Tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei n° 2756/16, de autoria do deputado Lucas Calil (PSL), que pretende inserir as provas de equestres como patrimônio cultural imaterial do Estado de Goiás.
Segundo a propositura apresentada pelo parlamentar, esta lei tem por objetivo reconhecer a importância das provas equestres como forma de expressão do patrimônio histórico e cultural do Estado. Dentre as provas envolvidas pelo projeto estão: 3 tambores, 6 balizas, Apartação, Rédeas, Laço Individual, Team Penning, Bulldog, Laço Comprido, Laço em Dupla, Maneabilidade e Velocidade, Rancho Sorting, Working Cow Horse, Conformação e Hipismo.
“O Estado de Goiás é notadamente um estado com raízes agropecuárias e, por isso, as provas equestres fazem parte de sua tradição. Não há dúvidas de que este projeto se traduz em perfeito reconhecimento legal dessas provas que tanto encantam e enaltecem a sociedade goiana”, ressalta.
O projeto, lido em Plenário essa semana, segue agora para apreciação dos deputados na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).