Banda da Vila São Cottolengo abre atividades no Dia de Luta da Pessoa com Deficiência
Dando sequência à programação da Semana de Inclusão, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21, a Banda Inclusiva Luar, da Vila São Cottolengo, abrirá o seminário “Obstáculos ao Acesso de Cidadãos com Deficiências em Órgãos Públicos”.
A apresentação será feita no saguão da Casa de Leis, minutos antes do início do workshop, marcado para às 9 horas desta quarta-feira, 21, no Auditório Solon Amaral. Estarão presentes o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (PSDB), parlamentares e servidores de diversos departamentos.
As atividades que estão sendo realizadas entre os dias 19 e 23 de setembro são de iniciativa da Escola do Legislativo. O intuito é informar e conscientizar os funcionários para que melhorem o desempenho ao prestarem serviços a pessoas com deficiência, promovendo ainda mais a inclusão delas a este Poder.
Até a próxima sexta-feira, a Escola conta com o apoio da Seção de Atividades Culturais para promover um bazar, que será feito por instituições voltadas para a causa. Cada entidade ficará responsável pela venda de seus produtos, e consequentemente, converterá a renda obtida para si.
Banda Inclusiva Luar
A Vila São José Bento Cottolengo é um hospital filantrópico católico localizado no município de Trindade e completa este ano 65 anos. Em período integral, presta assistência a 360 pacientes com deficiências múltiplas e realiza, diariamente, cerca de 2.400 atendimentos ambulatoriais e educacionais.
A Banda Inclusiva Luar é formada por pacientes das unidades de internação de longa permanência da Vila e alunos do Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo. O grupo é formado por 11 músicos e dois dançarinos, além de um instrutor e uma educadora física, responsáveis pelo acompanhamento e ensaios.
Os artistas possuem um repertório moderno e variado que vai desde o samba e o pop rock até o axé music. A Luar é utilizada como uma técnica terapêutica para promover a socialização de seus integrantes, despertando e aperfeiçoando o gosto deles pela música. A instituição considera a Banda como um dos seus carros-chefes para disseminar a inclusão social.
Após a apresentação da Banda, terá início no Auditório Solon Amaral o seminário "Obstáculos ao acesso de cidadãos com deficiência em órgãos públicos", destinado a servidores da Casa. Serão palestrantes o vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos, André Jonas de Campos; o presidente da Associação dos Deficientes Visuais Gilberto Alves Silva; a presidente da Federação das Associações Pestalozzi do Estado, Adriana Bahia Carreiro Leite e, por último, falará a psicológa representante da Associação dos Surdos de Goiânia, Roseane Ramos Silva Santos.