Semana da Inclusão
A visita dos alunos do ensino médio da Associação dos Surdos de Goiânia (ASG), na manhã desta quinta-feira, 22, é a última atividade com público externo da programação da Semana da Inclusão realizada pela Assembleia Legislativa em parceria com a Escola do Legislativo. O evento de hoje foi realizado no Auditório Solon Amaral da Casa de Leis.
Essa atividade marca a 14ª edição do projeto “Escola no Legislativo” que vem sendo desenvolvido pela instituição com o objetivo de trazer à Casa alunos e visitantes para que conheçam de perto o trabalho do Legislativo goiano. Esta edição do projeto integra a Semana da Inclusão tendo em vista que o dia 21 de setembro foi instituído como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, por meio da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Essa data serve como momento de reflexão e como oportunidade de difusão das ações que contribuem para divulgação das lutas que objetivam a inclusão das pessoas com deficiência.
O projeto visa ainda proporcionar aos alunos conhecimentos sobre cidadania, política e importância do Poder Legislativo, contribuindo para uma educação voltada para a formação de cidadãos; uma ação crítica na sociedade; a adoção de competências que promovam escolhas mais acertadas; a compreensão de que o indivíduo é o maior responsável pelo seu próprio destino.
O professor Maurício Barbosa Paranaguá, que é chefe da Seção de Projetos Especiais da Escola do Legislativo, ministrou a palestra “Origem, e Importância do Poder Legislativo” e em sequência o professor Tiago Abreu comandou uma visita às instalações do Palácio Alfredo Nasser.
O professor Barbosa ainda fez questão de ressaltar que nesta quinta-feira, foram apresentados aos alunos as respectivas funções de cada seção e departamento existente no Parlamento Goiano. De acordo com Maurício Barbosa, esse trabalho deverá ser contínuo, no sentido de promover a integração e a inclusão das pessoas com qualquer tipo de deficiência, juntamente com as associações que atendem esse público.
“É fundamental o Poder Público ter essa atenção, pois a Assembleia Legislativa é a Casa do Povo, isso inclui todas as pessoas, independente da condição física, psíquica, social, essa é a nossa obrigação, promover essa inclusão”, declarou o chefe da sessão de projetos especiais.
Balanço da Semana
A Semana da Inclusão, realizada pela Assembleia Legislativa, iniciou-se na última segunda-feira, 19, com a Oficina de Libras, destinada a servidores da Casa. O objetivo foi orientar os funcionários para bem atender ao surdo ou portador de deficiência auditiva. Curso que foi ministrado pela professora Vanuzia Maria de Oliveira. O encerramento deste acontece nesta sexta-feira, com a segunda etapa do conteúdo.
Já na terça-feira, 20, ocorreu a 13ª Edição do Projeto Escola no Legislativo, evento promovido pela Assembleia Legislativa, em parceria com a Escola do Legislativo, que teve lugar no Auditório Solon Amaral da Casa de Leis.
Nesta atividade os alunos do ensino médio da Associação dos Surdos de Goiânia (ASG) participaram das palestras que abordaram os temas: “Origem e Importância do Poder Legislativo” – apresentada pelo professor Maurício Barbosa Paranaguá; e a “Democracia e Poder Legislativo” – apresentada pelo professor Miguel D. Gusmão Filho.
Já na última quarta-feira, 21, a programação foi aberta com a apresentação da Banda Inclusiva Luar, da Vila São Cottolengo, em seguida servidores, deficientes e público assistiram ao seminário “Obstáculos ao Acesso de Cidadãos com Deficiências em Órgãos Públicos”, organizado pela Escola do Legislativo.
Durante a apresentação musical, servidores e visitantes da Casa presenciaram momento de muita emoção quando Diogo Ferreira Franklin interpretou a música de Roberto Carlos - Como é Grande o Meu Amor Por Você. A Banda é coordenada por Miriam Khun. Além da apresentação do Diogo, a Banda também entoou repertório da música popular brasileira.
Para o professor da ASG, Fábio Augusto Noleto, ressaltou a importância da proposta. “Possibilita um contato dos nossos discentes com o conhecimento acerca do que é o Poder Legislativo e como se organiza o Estado. Essa atividade se transforma em mais uma via onde os alunos podem ter contato com informação”, afirmou.
O chefe da Seção de Projetos Especiais da Escola do Legislativo e palestrante do projeto, Maurício Barbosa Paranaguá, explicou que as palestras foram ministradas com acompanhamento de uma intérprete para que os alunos com deficiência auditiva possam usufruir das informações do curso.
“Nós fomos na ASG e assistimos aulas ministradas por professores preparados para esse tipo de palestra, portanto, podemos dizer que estamos preparados para lecionar aos alunos deficientes auditivos”, encerrou.
Exposição de artesanato
Durante a Semana de Inclusão, fora as atividades voltadas para a conscientização e educação sobre a deficiência física, estão sendo expostos até esta quinta-feira, 22, no saguão da Casa de Leis, artigos artesanais produzidos por entidades de reabilitação de deficientes físicos.
Além de alimentos, estão sendo exibidos para venda produtos da Loja Ampla Visão, que são destinados a pessoas com deficiência ocular. Também está em exposição o artesanato feito pelos colaboradores da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO).
A Vila São Cottolengo também está mostrando tapeçarias e bordados feitos pelas mães dos portadores de deficiência física que estudam na escola, além de um grupo de voluntárias que produzem o artesanato em suas casas. “A renda adquirida com a venda dos produtos volta para a Vila para investimentos na reabilitação das crianças”, afirmou Luciane Sinuhe Nunes, assistente social da Vila São Cottolengo.