Ícone alego digital Ícone alego digital

Oficina de Libras encerra atividades nesta sexta-feira, 23

23 de Setembro de 2016 às 10:44

Encerra nesta sexta-feira, 23, com a segunda etapa do curso de Libras para servidores, a Semana da Inclusão, realizada pela Assembleia Legislativa desde a última segunda-feira, 19. A iniciativa é da direção da Casa em parceria com a Escola do Legislativo, Diretoria de Comunicação e Seção de Atividades Culturais.

Chefe da Seção Administrativa da Escola do Legislativo, Hernesto Carneiro fez avaliação positiva das atividades realizadas. “A ideia de trazer o assunto para debate, a propósito do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, foi muito feliz. Não apenas através de ato solene, mas com atividades inclusivas, conseguimos avançar nessa questão tão importante”, frisou.

A palestra de encerramento da Semana da Inclusão, que está sendo ministrada pela professora Vanúzia Maria de Oliveira, será repetida no período da tarde, às 14 horas, na Escola do Legislativo. A professora Vanúzia é pós-graduada em Libras – Língua Brasileira de Sinais –, pela Faculdade Padrão, pós-graduada em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás e graduada em Teologia pela PUC-Goiás.

Trata-se de um curso rápido sobre Libras, onde são abordados exercícios práticos: alfabeto-manual, numeral e saudações. Na primeira etapa do curso, realizada na segunda-feira, 19, Vanúzia explanou sobre breve histórico e noções estruturais da Libras, orientação sobre como atender bem o surdo ou portador de deficiência auditiva. “Para preparar um intérprete, precisaríamos de um tempo mais significativo, mas nessas palestras conseguimos preparar alguns servidores da Casa, para dar boas vindas mais calorosas ao deficiente auditivo”.

Para Vanuzia de Oliveira, a Semana da Inclusão é uma prática das políticas públicas. “O projeto é muito plausível por trazer para a Casa várias pessoas portadoras de deficiências. A limitação física não impede o desenvolvimento das capacidades e potencialidades dessas pessoas, como vimos claramente na apresentação da Banda Inclusiva Luar, da Vila São Cottolengo”, colocou a intérprete.

O estagiário Aglimar Moretti Fogia, lotado no Gabinete da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), gostou muito da ideia da Semana da Inclusão. “Já conhecia o alfabeto de Libras e tive facilidade em aprender os ensinamentos ministrados aqui, mas penso que a Assembleia deveria investir na formação de novos intérpretes. Defendo também a realização de novas edições da Semana da Inclusão”.

Hernesto Carneiro destacou também a oportunidade que foi dada a pessoas com deficiência de conhecer o Poder Legislativo, sobretudo as atividades do Parlamento, bem como de participar de seminários. Enfatizou que a iniciativa foi bem aceita pela Casa, por isso acredita que novas edições desse evento serão realizadas. “Vamos unir forças com outros órgãos públicos e associações e grupos que atuam na área com vistas ao aprimoramento da promoção”.

Arte

No decorrer da semana, fora as atividades voltadas para a conscientização e educação sobre a deficiência física, foi realizada exposição, no saguão da Casa de Leis, com artigos artesanais produzidos por entidades de reabilitação de deficientes físicos.

Além de alimentos, foram colocados à venda produtos da Loja Ampla Visão, que são destinados a pessoas com deficiência visual. Também o artesanato feito pelos colaboradores da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego) esteve na exposição.

A Vila São Cottolengo também mostrou tapeçarias e bordados feitos pelas mães dos portadores de deficiência física que estudam na escola, além de um grupo de voluntárias que produzem o artesanato em suas casas. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.