Ulysses Guimarães
Os deputados da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa foram unânimes em reconhecer o papel do ex-deputado federal Ulysses Guimarães na reconstrução da democracia no Brasil. As declarações de Adib Elias, Bruno Peixoto, Ernesto Roller, José Nelto, Paulo Cezar Martins e Renato Castro foram manifestadas, em entrevista a Agência Assembleia de Notícias, a propósito das comemorações dos 100 anos de nascimento do ex-presidente nacional do partido.
Adib Elias enfatizou a coragem de Ulysses Guimarães durante a ditadura militar (1964-1985), quando enfrentou de peito aberto, inclusive liderando o movimento pela volta da democracia. “Ulysses Guimarães marcou época nesse momento difícil por que passou nosso país, porque soube liderar como ninguém o movimento das “Diretas Já”, que mobilizou praticamente todo o povo brasileiro”.
Bruno Peixoto ressaltou a proximidade do ex-deputado federal, sobretudo nas condições de presidente da Câmara dos Deputados e presidente nacional do PMDB, com a população. “Com toda certeza, essa maneira dele de ser lhe conferia uma capacidade única, naquela época tão difícil, de mobilização popular. Conseguiu aproximar a Constituinte do povo, na elaboração da Constituição de 1988, que denominou de Constituição Cidadã”.
Ernesto Roller fez questão de cumprimentar a Câmara dos Deputados pela realização de uma sessão solene para homenagear Ulysses Guimarães, que faleceu em 1992, no dia em que se comemorou o centenário de nascimento do saudoso político. “Ele foi, sim, o grande ator político na reconstrução da democracia brasileira. Foi intransigente na defesa do restabelecimento das eleições diretas, ao ponto de ser chamado “Senhor Diretas”. Enfim, A luta dele contra a ditadura o transformou em símbolo nacional”.
José Nelto entende que Ulysses Guimarães é unanimidade não apenas entre os peemedebistas, mas perante todo político brasileiro, exatamente pelo trabalho que liderou pela volta da democracia e na elaboração da Constituição de 1988. “A importância de Ulysses Guimarães na história do Brasil é muito clara. Tanto que a maioria da classe política entende que a postura, a ética e a capacidade de lidar com as divergências que marcaram a carreira política dele devem servir de exemplo para as atuais e as novas gerações de políticos”.
Renato de Castro disse que, hoje, se sente feliz em integrar o PMDB, partido que teve influencia decisiva na reconstrução da democracia brasileira, sob o comando de Ulysses Guimarães. “A Câmara dos Deputados foi muito feliz ao prestar essa homenagem a esse político brasileiro que teve as condições morais para ocupar a tribuna daquela Casa de Leis e falar em nome do povo brasileiro. O Brasil, notadamente a classe política, deve muito a Ulysses Guimarães”.
Paulo Cezar Martins fala com orgulho de Ulysses Guimarães com quem teve o prazer de conviver politicamente. “O nosso saudoso Ulysses foi o guerreiro do Brasil, homem do bem, talvez um dos maiores estadistas que a política brasileira teve, haja vista que sempre defendeu a democracia, exercendo papel decisivo na redemocratização do Brasil a partir de 1985. É por esta e outras razões que ele estará sempre vivo nas nossas consciências”.