Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia lança o "Opine Cidadão" para garantir mais transparência ao Legislativo

18 de Outubro de 2016 às 18:45
Crédito: Marcos Kennedy
Assembleia lança o "Opine Cidadão" para garantir mais transparência ao Legislativo
Lançamento Plataforma Opine Cidadão
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa, lançou na tarde desta terça-feira, 18, a nova plataforma digital Opine Cidadão, um instrumento que irá permitir a interação de qualquer pessoa da comunidade com os projetos em tramitação na Casa Legislativa. A ferramenta foi criada, pelos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação, a partir de um pedido do presidente que visava aumentar a transparência das ações do Poder Legislativo. Para Helio de Sousa o debate é o papel do Parlamento. "Cumprimos essa função quando o cidadão é estimulado a discutir sobre as proposituras e quando oferecemos subsídio para que a população conheça as posições de seus representantes”, definiu o presidente. o formato do Opine Cidadão foi baseado em outras plataformas de transparência, como a da Câmara Federal e do Senado.

Na tarde desta terça-feira, 18, em solenidade realizada no auditório Solon Amaral, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (PSDB) lançou o Opine Cidadão, uma plataforma digital vinculada ao portal da Assembleia, voltada a aproximar o Poder Legislativo da população.

A demanda por essa nova ferramenta de comunicação surgiu de um pedido do presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (PSDB). Ele conta que a atual gestão da Mesa Diretora quer deixar como principais legados o aumento da transparência e da participação popular. “O debate é o papel do Parlamento. Cumprimos essa função quando o cidadão é estimulado a discutir sobre as proposituras e quando oferecemos subsídio para que a população conheça as posições de seus representantes”, definiu o presidente.

Helio de Sousa acredita que esse mecanismo de participação popular aumenta a responsabilidade dos parlamentares, que terão seu trabalho avaliado mais de perto pela sociedade. “O objetivo maior é reforçar no parlamentar a consciência do compromisso que ele precisa ter com aqueles que o elegeram”, opinou.

 

Como funciona

O secretário de Tecnologia e Informação (TI), Leonardo Rassi, explicou as funcionalidades da plataforma, que se soma às demais ferramentas de Comunicação já existentes na Assembleia para acompanhamento dos processos legislativos que tramitam na Casa. “O Opine Cidadão traz novidades que facilitam a geração do debate público em torno das discussões e decisões do Poder Legislativo. A plataforma consiste na busca simplificada de processos publicados, no espaço para manifestação de opinião e compartilhamento do conteúdo, a partir da integração às Redes Sociais”, descreveu.

O secretário apontou, ainda, que o formato do Opine Cidadão foi embasado em outras plataformas de transparência, como a da Câmara Federal e do Senado. “A plataforma está continuamente aberta a mudanças, para evoluir e corresponder às necessidades dos usuários. Nosso próximo passo, que esperamos alcançar em breve, é oferecer todas esses instrumentos em uma plataforma móvel”, almejou o secretário.

Também integrante da Mesa Diretiva da solenidade, o diretor geral da Alego, Fabiano Gomes de Oliveira, parabenizou a equipe de TI da Casa, responsável por todo o desenvolvimento da plataforma. Fabiano endossou a qualidade do trabalho dos servidores que atuaram na reformulação do portal da AL. “Hoje também entra no ar o novo site da Assembleia, que está muito bonito e ainda mais funcional”, reforçou o diretor.

A plataforma está disponível no endereço: https://opine.al.go.leg.br

Balanço da Gestão

Durante o discurso na solenidade de lançamento, o presidente Helio de Sousa mencionou outros esforços de sua gestão no sentido de conferir transparência aos trabalhos do Legislativo goiano. Conforme o deputado, até o encerramento da atual gestão, que ocorre em 1º de fevereiro do ano que vem, a Mesa Diretora pretende entregar o sinal aberto da TV Assembleia e o edital de licitação para retomada das obras da nova sede da Alego.

O presidente detalhou que, após análise técnica feita por uma comissão formada por servidores da Casa, optou-se pela rescisão amigável do contrato, com aval da construtora, do Ministério Público (MP) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O parlamentar espera deixar tudo pronto para que a nova gestão, que será presidida pelo atual líder do Governo na Casa, deputado José Vitti (PSDB), consiga realizar a licitação já no início de 2017.

“Contando com os valores de que já dispomos e com o apoio do Governo, que se comprometeu a repassar integralmente o duodécimo da Assembleia no ano que vem, teremos condições de retomar e concluir nossa sede”, finalizou. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.