Dia do Cerimonialista
Paciência, educação, discrição, dedicação, bom visual. Essas são algumas das características necessárias para uma pessoa que pretende adentrar na área de cerimônias. Em 29 de outubro é comemorado o Dia do Cerimonialista, profissão imprescindível para o bom desenvolvimento de qualquer evento, mas que ainda aguarda regulamentação pelo Senado Federal.
Para falar sobre o profissional Cerimonialista, suas funções e desafios, o Programa Opinião da TV Assembleia, apresentado pela jornalista Luciana Martins, entrevistou três profissionais especializados da área.
Participaram do debate o chefe da assessoria de cerimonial da Assembleia Legislativa, Jardel Henrique Coutinho; o chefe de cerimonial da vice-governadoria do Estado de Goiás, Francisco de Moura Júnior, e o chefe do cerimonial da Procuradoria Geral de Justiça de Goiás (MP-GO), Sandro Mathias dos Santos.
Os profissionais frisaram a quantidade de desafios que a profissão tem, observando que para ser um bom cerimonialista é preciso estar disposto a abdicar-se de noites e feriados, afinal, a profissão é voltada para a organização de eventos que, em suma, são realizados em sua maioria em dias livres.
“Cada evento é diferente. Há muitos imprevistos. Acontece de não ter gerador de energia no espaço ou, então, por exemplo, no instante de cantar o Hino Nacional ocorrem problemas com o som. Nesse caso, tenho que sair distribuindo folhas com a letra do hino impressa”, contou Francisco de Moura, que trabalha com eventos há 25 anos.
Jardel Henrique informa que o profissional cerimonialista é regido por uma norma, o decreto nº 70.274 de março de 1972. “Esse decreto é o que nos norteia. Quando sabemos que o local onde o evento vai acontecer já conhece e trabalha com o que o decreto propõe, nós nos tranquilizamos. É meu livro de bolso”, explica o cerimonialista que está na profissão há 40 anos e há 20 atua dentro da Casa de Leis.
Sobre a diferença entre o Mestre de Cerimônias e o Cerimonialista, os profissionais explicaram que o primeiro é quem apresenta o evento a partir de uma organização prévia feita ao todo pelo cerimonialista. “O mestre de cerimônias faz a apresentação, escreve o script. Já o cerimonialista é quem está por trás de cada detalhe do evento, é a organização total”, afirma Sandro Mathias.
O Programa Opinião pode ser visto na íntegra pelo canal 8 da Net e no Portal da Assembleia (ícone TV Assembleia) A partir desta sexta-feira, 28, às 19h30.