Ícone alego digital Ícone alego digital

Outubro Rosa é tema do Programa Você Mais Saudável na TV Assembleia

21 de Outubro de 2016 às 12:37

O Programa "Você Mais Saudável", que está em exibição na TV Assembleia, aborda o tema Outubro Rosa com a participação do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), médico mastologista Juarez Antonio de Sousa. O bate-papo foi mediado pela jornalista Kethley Dias.

De acordo com o especialista, o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres e tem impacto na mortalidade em torno de 20%. “De cada 100 mulheres, 20 irão a óbito pela doença, daí a importância da prevenção”, alerta Juarez.

O médico explica que a doença pode ser controlada se diagnosticada e tratada antecipadamente. Segundo ele, a mortalidade está ligada ao período da descoberta e depende muito do estágio da doença. O mastologista lembra que a carga hereditária influencia na descoberta da doença, por exemplo, se alguém na família tem ou teve câncer de mama, a probabilidade dessa carga genética hereditária ser transferida é maior.

Juarez revela que adotar hábitos alimentares mais saudáveis é fundamental, como não ingerir comidas gordurosas, não ingerir bebida alcóolica, não fumar, manter o peso ideal e praticar atividade física regularmente. “Os obesos têm excesso de gordura na pele subcutânea, essa gordura produz estrogênio, que é o hormônio combustível para o câncer de mama. As mulheres com peso acima do ideal estão produzindo mais hormônio, consequentemente, isso pode proliferar mais facilmente as células cancerígenas”, explica.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o índice de câncer de mama em mulheres jovens tem aumentado, o que, para Juarez, está ligado a mudança de vida das mulheres. “Atualmente, as mulheres estão deixando para ter filho mais tarde, quando quanto mais precoce a gravidez, mais protegida estará a mama”, diz Juarez.

Outro fator que pode ter desencadeado essa antecipação da doença em mulheres jovens está ligado a falta de atividade física, alimentação desordenada à base de gordura, açúcar e embutidos, além do estresse diário.
Outra dica que o especialista dá é estar em dia nas consultas com ginecologista ou mastologista, especialmente as mulheres com mais de 40 anos de idade, como forma de prevenção, além de fazer o raio x das mamas, a mamografia. Juarez afirma que o exame da mamografia é o principal exame para a mulher, lembrando que o desconforto em fazê-lo dura apenas 3 segundos, que podem evitar problemas muito maiores e mais sérios, como a cirurgia e quimioterapia, por exemplo.

Sobre a campanha de prevenção do câncer de mama, Juarez salientou que o ultrassom das mamas é um exame colaborativo complementar à mamografia. O médico também ressaltou a importância do autoexame que toda mulher deve fazer diariamente, verificando as condições da mama, se há algum caroço parecido com uma bolinha de gude, se há secreção sanguinolenta e ainda se há engrossamento da pele.

Concluindo sua participação o especialista em mastologia alertou para a importância de se prevenir contra o câncer de mama em tempo integral e não só no mês de outubro. “A campanha Outubro Rosa é para lembrar e alertar a população, mas o cuidado deve ser diário.”

O programa pode ser visto na íntegra pelo canal 8 da NET ou no Portal da Assembleia Legislativa.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.