Deputado quer sacos de cimento mais leves para não sobrecarregar os trabalhadores
Preocupado com o bem estar de pedreiros, serventes, mestres de obras, transportadores e demais trabalhadores da construção civil, o deputado Paulo Cezar Martins protocolou na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 3103/16, que proíbe a comercialização de sacos de cimento de 50 quilos no Estado de Goiás, ficando autorizada a venda somente de sacos com 25 quilos. Muito pesados, os sacos de 50 quilos prejudicam a saúde dos que os carregam, causando, ao longo dos anos, alterações na coluna cervical dolorosas e incapacitantes.
Justifica o parlamentar que, apesar de escassas, as estatísticas disponíveis mostram que em 2007 o INSS registrou mais de 51 mil casos de acidentes de trabalho com diagnóstico de dorsalgia (dor nas costas). No setor da construção civil o problema decorreria, principalmente, do deslocamento de materiais pesados de forma incorreta.
“Representantes do setor vêm reiteradamente apontando que o peso excessivo dos sacos de cimento consiste em fator de prejuízo para a execução de suas tarefas”, escreveu Paulo Cezar, que finalizou ponderando que apesar de simples a ideia pode implicar em efetiva melhora nas condições de trabalho.