Auditório Costa Lima é palco hoje de debate sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos
O Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa será palco nesta segunda-feira, 31, às 14 horas, de um debate sobre os seis anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O tema principal em discussão é “Avanços e Expectativas”. A iniciativa é do deputado Lincoln Tejota (PSD), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista de Goiás, em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional.
Em Goiás, apenas 29 dos 246 municípios se adequaram à lei que determina a extinção de lixões e a construção de aterros sanitários, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). Lincoln Tejota destaca que o lixo deve ser visto como uma fonte de energia, de biodiesel e de calor, não apenas como um problema para a cidade.
Sancionada em 2 de agosto de 2010, a Lei Nacional de Resíduos Sólidos deu um prazo de quatro anos para que as cidades brasileiras se adequassem às normas. Porém, passado este período, o problema permanece. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, em todo o Brasil, 60% dos municípios ainda não conseguiram fazer as mudanças necessárias.
Para discutir esse assunto de relevância nacional, Lincoln convoca a sociedade, entidades fiscalizadoras, órgãos ambientais, representantes das universidades e imprensa para colocar em pauta os problemas que a má gestão de resíduos sólidos tem causado.