TV Assembleia de Goiás já está em fase de testes em canal aberto
O canal aberto da TV Assembleia já está no ar em caráter experimental. Compromisso da atual Mesa Diretora, a transmissão livre da emissora legislativa em qualquer televisão completa um importante ciclo de ações de transparência realizadas ao longo dos últimos dois anos. Qualquer cidadão da Grande Goiânia pode acessar a programação regular do órgão de comunicação institucional do Poder Legislativo goiano a partir do canal (61.2). Com essa implantação, a TV Assembleia terá um salto de 3 mil expectadores diários para mais de 300 mil.
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Helio de Sousa (PSDB) disse que a transmissão aberta do canal do Parlamento goiano coroa o amplo e profundo conjunto de ações de transparência realizadas ao longo dos últimos dois anos. De acordo com ele, a ampla abertura de dados por meio do Portal de Transparência e o surgimento da ferramenta Opine Cidadão somam-se à TV Assembleia aberta como compromissos honrados pela Mesa Diretora junto à população.
“Não tenho dúvidas de que a TV Assembleia, disponível em canal aberto, vai permitir que o cidadão tenha condições de acompanhar os projetos de lei em tramitação ao mesmo tempo que poderá analisar o desempenho dos deputados estaduais que representam sua região ou seu município. A TV ainda está em fase de testes, mas é possível acompanhar a programação no canal 61.2”, afirmou Helio de Sousa.
OPINE CIDADÃO
O Opine Cidadão é um programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa que permite ao usuário manifestar sua posição favorável ou contrária sobre qualquer processo legislativo em tramitação. Por meio de um sistema intuitivo, todo o conteúdo em discussão será disponibilizado e poderá ser compartilhado por meio de redes sociais como Facebook e Google+.
A nova plataforma é relevante para o Poder Legislativo porque amplia a participação popular e o engajamento social nos debates em plenário. Os deputados poderão orientar seus votos por meio do acompanhamento em tempo real dos resultados das manifestações no Opine Cidadão. Qualquer pessoa poderá ampliar o debate público por meio de suas redes sociais, sem qualquer interferência.