Violência contra a mulher
Em alusão ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, a deputada Isaura Lemos (PCdoB), em parceria com a vereadora por Goiânia Tatiana Lemos, do mesmo partido, promove audiência pública objetivando debater a violência praticada contra a mulher. O encontro será nesta sexta-feira, 25, às 8h30, no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa, com a presença de movimentos sociais que lutam para erradicar esse tipo de violência na sociedade.
“É preciso trazer à tona esses crimes, praticados na maioria das fazes pelo próprio parceiro ou ex”, disse a deputada. Segundo ela, é preciso enfrentar a violência de gênero, uma vez que não há como fugir dele. “Muitas vezes os crimes atingem não só as mulheres, mas os filhos também, a exemplo dos casos de inúmeras famílias abrigadas pelo Cevam (Centro de Valorização da Mulher), em Goiânia. Todos se sentem ameaçados”, complementou.
De acordo com o Mapa da Violência de 2015, 106.093 mulheres foram vítimas de assassinato entre 1980 e 2013. Só em 2013, foram 4.762. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República diz ter recebido, nos dez primeiros meses do ano passado, 63.090 denúncias de violência, das quais 58,55% dos relatos eram de violência praticada contra mulheres negras.