Goiás deve contar com semana dedicada à Síndrome de Burnout
Projeto de lei n. 3265/2016, de autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT) pretende instituir em Goiás a Semana de Conscientização e Combate a Síndrome de Burnout. A propositura foi aprovada preliminarmente em primeira votação e encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A intenção da mensagem legislativa é que o evento seja realizado anualmente na 1ª semana do mês de abril.
Os artigos 3º e 4º da proposta asseguram que os órgãos do Poder Executivo Estadual devem regulamentar a programação a ser desenvolvida durante a Semana instituída pela lei e realizar ações como palestras, seminários e outras atividades, além de promover ampla divulgação na mídia oficial do Estado, inclusive aquelas que estimulem a participação popular, sobre a conscientização e combate a Síndrome de Burnout.
Ao justificar o projeto de lei o deputado Luis Cesar Bueno explica que a Síndrome de Burnout foi identificada no final da década de setenta nos Estados Unidos. A doença é observada a partir de sintomas físicos e psíquicos em pessoas que demonstram um particular estado de estarem “exaustas”, sobretudo naquelas que atuam em serviços sociais expostos a um elevado estresse emocional.
Na década de oitenta, as investigações sobre a Síndrome de Burnout estiveram afetas aos Estados Unidos e, posteriormente, o conceito começou a ser investigado em outros países como Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Israel, Itália, Espanha, Suécia e Polônia. Estudos científicos já concluíram que a Síndrome é uma das consequências do estresse da vida moderna de um mundo cada vez mais competitivo e recheado de tensão emocional, as vezes provocada por condições de trabalho desgastantes e insalubres.
A Síndrome de Burnout não aparece repentinamente, dizem os especialistas. Inclusive há diversos sintomas que, na fase inicial, podem ser confundidos com depressão. Algumas características de comportamento como esgotamento físico e emocional, agressividade, isolamento, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falha de memória, ansiedade, tristeza, pessimismo, baixa autoestima, e ausência no trabalho são sintomas de quem está com a Síndrome de Burnout.
O deputado Luis Cesar Bueno lembra em sua justificativa que em fase aguda a doença pode estimular dependências químicas no portador ( como álcool e drogras ), e em casos extremos, levar o indivíduo ao suicídio. Diante desse quadro o parlamentar considera necessária a divulgação sobre os transtornos que a Síndrome causa e formas de prevenção, combate e tratamento da doença.