Teve início curso sobre diversidade e pluralidade no Parlamento
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), através da Escola do Legislativo, promove o curso “Diversidade e Pluralidade no Parlamento”. Sessenta servidores da Alego se inscreveram para o curso, que terá seis horas de duração, sendo que a abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira e o encerramento se dará na segunda-feira, 28, com aulas das 9 às 11h30.
O curso, que é novo dentro do cronograma da Escola, pretende proporcionar uma reflexão por parte dos servidores sobre a importância e necessidade de serem observadas e respeitadas as pluralidades étnico-cultural e social da população no Parlamento goiano, tanto naquilo que diz respeito à elaboração das leis quanto ao assessoramento parlamentar.
Responsável por ministrar o curso, a professora Katianne de Sousa Almeida, que é servidora efetiva da Casa, antecipou que as aulas serão totalmente dinâmicas e o curso de suma importância para o convívio dos servidores com a sociedade. “A Casa de Leis é aberta para o povo e recebe todos os dias diferentes grupos de pessoas. Para quem trabalha em gabinetes, as palestras vão ajudar na capacitação de como receber e lidar com a diversidade cultural”, explica Katianne.
Curso semelhante a este foi ministrado no primeiro semestre. De acordo com o chefe da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Miguel Gusmão, que fez a abertura do evento, a iniciativa tem sua originalidade. “Através da antropologia social, esse curso visa ajudar no dia a dia do Legislativo, sobretudo nas atividades parlamentares. É uma temática nova que pretende qualificar o servidor na sua atuação respeitosa com os aspectos culturais – geração, religiosidade, gênero sexual etc. – que envolve a população e seu ambiente de trabalho”.
Aguimar Moretti Fogia, estagiário de Direito, disse que está aproveitando as oportunidades oferecidas pela Alego com vistas a expandir seus conhecimentos. “São realmente de alto nível os cursos que tenho tido oportunidade de participar. Tenho buscado aproveitar as oportunidades oferecidas com vistas exatamente à expansão dos meus conhecimentos, não apenas para desempenhar com maior dinamismo minhas funções aqui na Casa, mas, também, para melhor interagir com a sociedade”.
A professora Katianne de Sousa Almeida é mestre em Antropologia Social pela UFG, especialista em História Cultural pela UFG, bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Ela cursa Especialização em Processos Criativos e graduação em Design de Moda, ambos na UFG. Atua como analista legislativo na Comissão de Organização dos Municípios da Alego.