Ícone alego digital Ícone alego digital

Teve início curso sobre diversidade e pluralidade no Parlamento

21 de Novembro de 2016 às 10:27

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), através da Escola do Legislativo, promove o curso “Diversidade e Pluralidade no Parlamento”. Sessenta servidores da Alego se inscreveram para o curso, que terá seis horas de duração, sendo que a abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira e o encerramento se dará na segunda-feira, 28, com aulas das 9 às 11h30.

O curso, que é novo dentro do cronograma da Escola, pretende proporcionar uma reflexão por parte dos servidores sobre a importância e necessidade de serem observadas e respeitadas as pluralidades étnico-cultural e social da população no Parlamento goiano, tanto naquilo que diz respeito à elaboração das leis quanto ao assessoramento parlamentar.

Responsável por ministrar o curso, a professora Katianne de Sousa Almeida, que é servidora efetiva da Casa, antecipou que as aulas serão totalmente dinâmicas e o curso de suma importância para o convívio dos servidores com a sociedade. “A Casa de Leis é aberta para o povo e recebe todos os dias diferentes grupos de pessoas. Para quem trabalha em gabinetes, as palestras vão ajudar na capacitação de como receber e lidar com a diversidade cultural”, explica Katianne.

Curso semelhante a este foi ministrado no primeiro semestre. De acordo com o chefe da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Miguel Gusmão, que fez a abertura do evento, a iniciativa tem sua originalidade. “Através da antropologia social, esse curso visa ajudar no dia a dia do Legislativo, sobretudo nas atividades parlamentares. É uma temática nova que pretende qualificar o servidor na sua atuação respeitosa com os aspectos culturais – geração, religiosidade, gênero sexual etc. – que envolve a população e seu ambiente de trabalho”.

Aguimar Moretti Fogia, estagiário de Direito, disse que está aproveitando as oportunidades oferecidas pela Alego com vistas a expandir seus conhecimentos. “São realmente de alto nível os cursos que tenho tido oportunidade de participar. Tenho buscado aproveitar as oportunidades oferecidas com vistas exatamente à expansão dos meus conhecimentos, não apenas para desempenhar com maior dinamismo minhas funções aqui na Casa, mas, também, para melhor interagir com a sociedade”.

A professora Katianne de Sousa Almeida é mestre em Antropologia Social pela UFG, especialista em História Cultural pela UFG, bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Ela cursa Especialização em Processos Criativos e graduação em Design de Moda, ambos na UFG. Atua como analista legislativo na Comissão de Organização dos Municípios da Alego.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.