Servidores participam do curso Diversidade e Pluralidade no Parlamento
O curso sobre “Diversidade e Pluralidade no Parlamento” teve continuidade na tarde desta segunda-feira, 21, na Escola do Legislativo. Ao todo 23 alunos assistiram a palestra. A abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira, e o encerramento está agendado para a próxima segunda-feira, 28, com aulas das 9 horas às 11h30.
O intuito é promover uma reflexão sobre a relevância e necessidade de serem observadas e respeitadas as pluralidades étnico-cultural e social da população no Parlamento goiano, tanto naquilo que diz respeito à elaboração das leis quanto ao assessoramento parlamentar.
“Eu achei o tema interessante e atual, pois vivemos em um mundo globalizado onde cada pessoa tem características diferentes, e, às vezes, não sabemos respeitar as particularidades alheias. É relevante aprender sobre vários conceitos e a cultura do outro para que possamos entender melhor as diversidades das pessoas que nos cercam”, comenta a servidora Bruna Gomes.
A palestrante professora Katianne de Sousa Almeida falou sobre Conceitos de Identidade e Diferença, e promoveu dinâmica entre os alunos. “A identidade é fluida e acessa papéis sociais. Ela é transitória. O sujeito não se fixa em um só pensamento ou em uma só construção de si. Estamos em constante mudança, transitamos por meio de diversas experiências”, explica.
Katianne de Sousa Almeida ressaltou que o curso é extremamente importante para o convívio dos servidores com a sociedade. “A Casa de Leis é aberta para o povo e recebe todos os dias diferentes grupos de pessoas”. A palestrante é mestre em Antropologia Social pela UFG, especialista em História Cultural pela UFG, bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Ela cursa especialização em Processos Criativos e graduação em Design de Moda, ambos na UFG. Atua como analista legislativo na Comissão de Organização dos Municípios da Alego.
“Eu aprendi a me adaptar às pessoas. Esta é a melhor maneira de lidar com todos sem magoar ninguém”, disse a assessora parlamentar Thyaene Costa.