Homenagem ao Atlético
O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (PSDB), participou na tarde desta quinta-feira,24, às 14 horas, da solenidade de homenagem ao Clube Atlético Goianiense no Palácio das Esmeraldas. A reunião ocorreu em comemoração à vitória do Atlético na Série B, e contou com a participação do governador Marconi Perillo, do vice-governador José Eliton, do deputado federal Jovair Arantes (PTB) e do ex-deputado Sandes Júnior (PP); o estadual Henrique Arantes (PTB), além de outras autoridades goianas.
O deputado Helio de Sousa parabenizou o time e disse que o Clube é o símbolo do futebol goiano. "O Clube fez uma campanha memorável e trouxe um título inédito para os goianos. O Dragão mostrou para o Brasil que não precisa necessariamente de gastar fortunas pra se montar um bom time, basta ter uma boa diretoria, comissão técnica e jogadores determinados”, ressaltou.
O presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Jovair Arantes, disse que o título recebido pelo Clube foi o maior da história. “ É um título que nos remete para o sucesso na série A. O reconhecimento sempre é bom! O Governador do Estado de Goiás entendeu que o Atlético representa muito bem o nosso povo. O time será o legitimo representante da série A do campeonato Brasileiro no ano que vem”, comemora.
“Este título proporciona visibilidade ao Estado de Goiás e ao Brasil. Parabéns ao Clube. A campanha foi brilhante. Eu não tenho dúvida de que vocês farão bonito em 2017. Acredito que o Atlético conquistará o primeiro título do Brasileirão da série A aqui para o Estado”, disse o governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB).
“Estamos muito felizes e honrados pelo Atlético e por cada profissional que está aqui representando o Clube. É uma satisfação muito grande receber essa honraria do Governador. É um momento de muita felicidade para todos nós”, finalizou o técnico do Atlético, Marcelo Cabo.
História
Fundado em 2 de abril de 1937 com raízes no bairro de Campinas e tendo um Dragão como mascote, o Atlético Clube Goianiense é pioneiro no futebol de Goiânia e foi o primeiro clube a conquistar um título estadual em 1944. Por escolha da maioria dos fundadores, inspirados no Flamengo, o uniforme tem as cores vermelha e preta e o escudo segue os moldes do São Paulo. Participaram da fundação do Atlético os irmãos Nicanor Gordo – primeiro presidente do conselho deliberativo, Alberto Alves Gordo e Afonso Gordo, Edson Hermano, primeiro goleiro do clube, João de Brito Guimarães, João Batista Gonçalves, Ondomar Sarti, Benjamim Roriz, entre outros.
Ao longo dos anos, o Dragão conquistou três títulos em âmbito nacional. O primeiro foi o Torneio da Integração Nacional, que foi disputado por 16 equipes de diferentes estados brasileiros em 1971. O Atlético ainda foi bicampeão nacional, com os títulos da Série C em 1990 e 2008.
Porém, o clube passou por dificuldades no começo do século 21 devido as más administrações e chegou próximo de seu fim, inclusive com a demolição e abandono do estádio Antônio Accioly. Em 2003, pela primeira vez em sua história, o clube caiu para a segunda divisão do Campeonato Goiano, de onde não conseguiu sair no ano seguinte.
Em 2005, com a ajuda de verdadeiros torcedores e abnegados, dentre eles o atual presidente Maurício Sampaio (à época atuando como vice), o atual presidente do Conselho, Jovair Arantes, ex-presidentes como Wilson Carlos e Valdivino de Oliveira e outros importantes beneméritos, o clube ressurgiu, o estádio Antônio Accioly foi reconstruído e o Dragão foi o campeão da divisão de acesso, conseguindo o retorno à elite do futebol goiano.
Dois anos depois, após 19 anos de jejum, o Atlético voltou a conquistar um título estadual, em uma campanha que ficou marcada na memória do torcedor rubro negro.