Lucas Calil defende Frente Parlamentar em defesa do Rio Araguaia
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 30, no Plenário Getulino Artiaga, o deputado Lucas Calil (PSL) apresentou requerimento pedindo a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Rio Araguaia. Pela proposta a Frente Parlamentar será formada por dez deputados, sendo um representante de cada uma das dez bancadas existentes na Casa.
Lucas Calil explica que o principal papel da Frente Parlamentar será a defesa do Rio Araguaia que na visão dele é o maior patrimônio hídrico de Goiás e que vem sofrendo diversos processos de degradação por meio de irrigação de lavouras, desmatamentos para formação de pastagens, extração ilegal de areia, pesca predatória, e construções irregulares em área de preservação de vegetação ciliar. “É uma necessidade e uma demanda antiga do nosso Estado e a Assembleia precisa ser protagonista em defesa do rio Araguaia”, afirma o deputado.
Além de propor a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Rio Araguaia Calil é autor também dos projetos de cota zero no Araguaia e do que cria o Fundo de Defesa da Fauna Aquática que vai captar recursos para projetos e ações de recuperação da bacia do Araguaia e de seus afluentes, como o rio vermelho, também, segundo o parlamentar, alvo de diversas ações de degradação. Um dos objetivos da Frente Parlamentar será reunir um conjunto de forças e representantes dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, do Ministério Público e da Delegacia Estadual do Meio Ambiente na luta pela preservação do maior e mais importante curso d’água do Estado.
De acordo com um levantamento da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) caso a situação de degradação do manancial não seja revertida imediatamente a bacia do Araguaia pode desaparecer em 40 anos. O Rio Araguaia nasce em Goiás e deságua no Pará. É considerado o rio mais importante do Cerrado, além de contribuir com as bacias Amazônica e do Sudeste. Pertence à bacia amazônica e, ao longo de mais de 2000 km de curso, marca a divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás, Mato Grosso e Tocantins e, ainda, Pará e Tocantins, desaguando no Rio Tocantins, na tríplice divisa de Tocantins, Pará e Maranhão.
Em quase toda a extensão de seu curso, apresenta, no período que vai de maio a outubro, praias de areias brancas e limpas, o que, aliado a uma fauna e flora bastante rica em espécies e volume, desperta a atenção de turistas e amantes da natureza no mundo inteiro.