Sindicato de instituições de curso superior reivindicam fiscalização no setor
Ao abrir os trabalhos da audiência pública que está debatendo irregularidade de cursos superiores na manhã desta segunda-feira, 20, o deputado Talles Barreto (PSDB) falou da possibilidade de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para averiguar possíveis irregularidades nas instituições de ensino do Estado de Goiás. “Temos que proteger os alunos de cursos que não têm o registro legal do Ministério da Educação (MEC).”
O primeiro convidado a falar no evento foi o membro do Conselho Fiscal do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Educação Superior do Estado de Goiás (Semesg) e diretor-geral da Faculdade Serra da Mesa, Rodrigo Moisés Gabriel. “A prática de irregularidades no ensino superior é antiga e nós, dessas instituições, sofremos muito com isso. Nosso sindicato é muito preocupado com o bom nome do setor e somos fiscalizados rigorosamente pelo MEC”, enfatiza Rodrigo.
Para o conselheiro o cumprimento de todas as diretrizes exigidas pelo Ministério é seguida pelos sindicatos. “Acredito que poderia ser diferente no setor da Educação, há um desrespeito muito grande no setor. Há omissão muito grande dos órgãos reguladores do Estado. Entidades educacionais atuam sem credenciamento do MEC, ministrando aulas e entregando certificados sem o reconhecimento legal. Alunos nem sequer têm conhecimento dessas falhas”, afirmou.
O encontro tem lugar no Auditório Solon Amaral da Casa de Leis.