Ícone alego digital Ícone alego digital

Campanha "Farmacêutico na Assembleia" alerta sobre uso racional de medicamentos

16 de Maio de 2017 às 10:13
Crédito: Carlos Costa
Campanha "Farmacêutico na Assembleia" alerta sobre uso racional de medicamentos
Ações do dia do Farmacêutico na Assembleia com atividades do Dia Nacional de Promoção do Uso de Medicamentos

Durante o mês de maio é comemorado o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos. Para lembrar a data, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-GO), em parceria com a Assembleia Legislativa, realiza nesta terça-feira, 16, campanha pelo Uso Racional de Medicamentos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar.

O encontro é uma iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), em parceria com a Seção de Atividades Culturais da Casa. O projeto faz parte da Terça Cultural, e traz o “Farmacêutico na Assembleia”, no saguão principal da Alego das 9 às 16 horas.

O dia 5 de maio, lembrado por ser o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, foi criado para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

Segundo Helio de Sousa, a Assembleia passou a ressaltar muito a área da saúde na Casa. “Tivemos um grande avanço com o Hemocentro de Goiânia, hoje temos mais de 100 doadores cadastrados na Casa. Agora fechamos com o CRF-GO e iremos conscientizar os servidores sobre o uso racional do medicamento.”

Doenças silenciosas

O deputado Helio de Sousa, que é médico, lembra que há duas patologias graves e silenciosas, que são a hipertensão arterial e a diabetes. "Exames simples podem diagnosticar precocemente essas doenças e evitar um tratamento tardio com danos irreversíveis.”

O diretor-tesoureiro do CRF-Goiás, Evandro Tokarski, alertou sobre o uso errôneo de medicamentos e a automedicação. “Maio é um mês de movimentação que o CRF do Brasil faz para levar esclarecimento às pessoas sobre o uso incorreto de medicamentos, que é gravíssimo. Cerca de 30% das internações hospitalares são resultado do uso incorreto do remédio”, afirmou.

Tokarski afirmou que a intenção dessa campanha é alertar as pessoas para que elas estejam atentas de que não devem se automedicar. "Tem dúvidas?, procure um médico e um farmacêutico. Não se automedique”, enfatizou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.