Vez do Consumidor
O programa Vez do Consumidor, que está em exibição na TV Assembleia, mediado pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, deputado Santana Gomes (PSL), e pela apresentadora Luciana Martins, traz como tema o Mês das Noivas e o cuidados que os noivos devem tomar ao fechar os contratos para cerimônia e festividades. O debate contou com a presença da superintendente do Procon Goiás, Darlene Araújo, e da cerimonialista Priscila Borges.
O programa debateu quais cuidados são necessários para quem está para se casar, como evitar golpes de empresas ou pessoas que oferecem os serviços, recebem o pagamento e depois não prestam o serviço para quem o contratou.
De acordo com Darlene Araújo, a organização do casamento é um evento cheio de especificidades a serem observadas pelos noivos. "Deve-se conversar e negociar valores, prazos, variações, o preço de um item separado ou o pacote fechado pela empresa, entre outros. Lembrando que sempre aconselhamos não fechar um pacote com todos os itens como buffet, som, iluminação, decoração em uma só empresa, uma vez que pode acontecer da empresa entrar em recuperação judicial e a pessoa ficar sem todos os seviços contratados", alertou.
Ela também falou sobre a importância de um contrato bem feito e estabelecido entre as partes, contendo no mínimo dados básicos como CNPJ, CPF, datas da execução do serviço, telefones de contato e endereço da empresa e do contratante. E ressaltou algo muito importante: sempre prestar atenção nas letrinhas pequenas, que muitas vezes são as cláusulas prejudiciais para o contratante.
A cerimonialista Priscila esclarece o papel e a importância de um cerimonialista de casamentos durante todo o planejamento, seu papel de orientar nas contratações, buscar referências e o apoio dado no grande dia. Para ela, o trabalho do cerimonialista começa bem antes do dia do casamento. "Existe todo um planejamento, coordenação, montagem de som e iluminação, testes, tudo leva tempo e ocupa uma equipe de, no mínimo, três ou quatro pessoas."
O Procon preparou uma lista de cuidados para se evitar os prejuízos, que está disponivel no site do órgão. Entre as principais dicas estão os cuidados de sempre se lembrar de registrar tudo, jamais fazer contrato de boca, ter uma antecedencia mínima de um ano, exigir documentos e sempre pesquisar a empresa.
O Procon também aconselha ir a algum evento organizado pela empresa antes de fechar contrato para comprovar a qualidade do trabalho. Denúncias devem ser feitas na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) ou no Procon Goiás.
Como conclusão, o deputado Santana Gomes reafirma a importância das denúncias feitas pelos consumidores para auxiliar no esclarecimento e solução da situação. "Casamento é um investimento e quando se sofre um golpe desses, em que se perde tudo ou parte do investimento, deve ser feita sim, denúncia. É caso de polícia!", afirma o deputado.
Confira a entrevista completa no canal 8 da Net, TV aberta 61.2 e pela web, no Portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: http://al.go.leg.br/midia/tv